Estado deplorável da prefeitura de Cruz Alta chama atenção da nova gestão nos primeiros dias de governo - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com

Estado deplorável da prefeitura de Cruz Alta chama atenção da nova gestão nos primeiros dias de governo

5 de janeiro de 2021

Inaugurado em setembro de 1914, o prédio que abriga a prefeitura de Cruz Alta, foi responsável por inúmeras decisões políticas que impactaram no desenvolvimento da cidade que completa em 2021, 200 anos.

Memórias que deveriam estar preservadas não apenas em livros e documentos, como nas paredes do prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, o IPHAE.

A pintura a óleo, do então Intendente Firmino de Paula, que recebe os visitantes no alto da parede que dá para o salão nobre, retrata o descaso com o patrimônio público. Mas este é apenas um, dos inúmeros problemas que a nova administração encontrou ao assumir a prefeitura.

Paredes derrubadas, entulhos, depósitos inadequados e muita sujeira. Com mais de um século de sua inauguração, o local desafia a pesquisa, a educação patrimonial e a busca por sua valorização.

A prefeitura está em contato com ao IPHAE, para verificar se as alterações feitas foram aprovadas, já que o prédio é tombado e toda e qualquer intervenção precisa da autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado.

Também foi realizada uma Ata Notarial, junto ao tabelião, lavrando um instrumento público com a sua percepção sobre o que foi encontrado.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados