Estado recebe apoio da Organização das Nações Unidas e de outras entidades internacionais - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Estado recebe apoio da Organização das Nações Unidas e de outras entidades internacionais

16 de maio de 2024

O governo do Estado está em contato com várias organizações internacionais com ampla experiência em situações de emergência humanitária. Além da doação de suprimentos, essas entidades estão ajudando a traçar soluções na gestão da emergência, na reconstrução e no restabelecimento das regiões atingidas e na melhoria dos abrigos temporários.

Entre as elas estão instituições do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU), como o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM). A Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema), vinculada ao governo dos Estados Unidos da América, e a organização não governamental (ONG) norte-americana de ajuda humanitária Samaritan’s Purse também estão apoiando o governo gaúcho.

O vice-governador Gabriel Souza tem liderado essas articulações entre Estado e entidades. “O objetivo é reunir o conhecimento adquirido por essas instituições com experiência em desastres. Essas parcerias podem resultar em planos mais robustos de restabelecimento e reconstrução”, afirmou. Ele destacou também que especialistas que já atuaram em outras catástrofes meteorológicas podem contribuir com o planejamento de ações de adaptação e resiliência climática.

As entidades ligadas à ONU estão ajudando com o compartilhamento de boas práticas no atendimento humanitário aos afetados e com a doação de itens para qualificar a condição dos abrigos.  A Acnur, por exemplo, ofereceu o empréstimo de 100 tendas utilizadas em campos de refugiados para abrigos temporários.

A Fema tem apoiado o RS compartilhando a expertise que possui em gestão de emergências meteorológicas e realizando conexões com organizações que atuam em situações de crises humanitárias com desabrigados.

Gabriel em reunião com integrantes da OIM.
Gabriel destacou que as parcerias podem resultar em planos mais robustos de restabelecimento e reconstrução – Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

A Samaritan’s Purse enviou duas aeronaves, incluindo um Boeing 757. Foram trazidas dez estações móveis de tratamento de água, com capacidade para produzir 4 mil litros de água potável por hora e atender 10 mil pessoas por dia. Gabriel está em contato com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) para definir quais localidades devem ser atendidas, conforme as necessidades mapeadas.

A ONG encaminhou, também, mais de 40 toneladas de donativos, como kits de higiene, cobertores e geradores, assim como profissionais de sua equipe de Resposta Assistida em Desastres que desenvolverão ações nas comunidades devastadas e ajudar as famílias afetadas.

“São inúmeras as demandas que surgem simultaneamente, e todas são realmente urgentes. Então, ter apoio externo para verificar o cenário e contribuir com a melhoria dos processos é realmente muito útil”, concluiu Gabriel.

Texto: Juliana Dias/Secom RS e Ascom GVG
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom RS

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados