Estiagem deixa moradores do interior de Cruz Alta sem água
Prefeitura, Defesa Civil e Exército realizam abastecimento de água nas comunidades do interior
Fornecimento de 30 mil litros de água potável contemplou famílias do Capão Grande, Assentamento Sete de Setembro e Parada Benito.
Mesmo sem situação de emergência e estiagem decretada no município, em uma ação conjunta preventiva entre Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Bem-Estar Animal, Departamento de Trânsito e da Defesa Civil, e o Exército Brasileiro, foram atendidas cerca de 30 famílias, das localidades de Capão Grande, Assentamento Sete de Setembro e Parada Benito, nesta terça-feira, 28. A operação, denominada de Plano de Ação Integrada para Abastecimento de Água no Meio Rural, levou mais de trinta mil litros de água para consumo doméstico residencial, considerando a escassez hídrica desse período do ano que registra baixo índice de chuva.
O cronograma da Operação prevê o abastecimento dessas localidades semanalmente, podendo ser ampliado conforme a demanda de cada localidade da zona rural do município. A partir da análise dos níveis dos reservatórios nas comunidades do interior poderão ser incluídas novas localidades.
De acordo com o coordenador de Segurança Pública, Eduardo Novakoski, os setores da Defesa Civil, Agricultura e Segurança Pública junto com a Emater, permanecem vigilantes quanto a situação, avaliando diariamente as previsões meteorológicas. “É o nosso compromisso possibilitar o mantimento para as comunidades do interior que estão com escassez hídrica, esse esforço conjunto é fundamental para que essas famílias tenham água potável para seu consumo básico e higiene”, pontou.
Em 2022 e 2023, Cruz Alta enfrentou os efeitos da estiagem, onde a Prefeitura Municipal adotou medidas emergenciais de abastecimento às famílias e aos animais de criação, especialmente, os plantéis da bacia leiteira.