Estudante da Unijuí desenvolve protótipo por meio de impressora 3D – NoroesteOnline.com

Estudante da Unijuí desenvolve protótipo por meio de impressora 3D

30 de dezembro de 2018
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

impressoras 3D, também conhecidas como prototipagem rápida, que se destacam pela tecnologia de fabricação aditiva, onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material.

A Unijuí Campus Santa Rosa disponibiliza essa tecnologia para seus estudantes e empresas incubadas na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), por meio do laboratório de prototipagens e testes, constituindo-se um diferencial dos cursos na Universidade.

O estudante do curso de Engenharia Elétrica, Airton Cristiano Thoma, teve a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos adquiridos na disciplina de Dispositivos e Circuitos Eletrônicos 2. Na oportunidade desenvolveu um pedal eletrônico para guitarra, também chamado de Fuzz, usado na saída da guitarra e na entrada do amplificador, gerando o clássico som da guitarra do rock. Efeito famoso por bandas como Red Hot Chilli Peppers e guitarristas consagrados como Jimmy Hendrix.

Airton ressalta que a Unijuí disponibiliza excelentes laboratórios e equipamentos, pois consegue aplicar na prática o conhecimento adquirido em aula.

O laboratório de prototipagens e testes também já oportunizou aos estudantes desenvolverem outras peças por meio da impressora 3D, como: bloco antifolga, utilizado em máquina router CNC; anemômetro, peça usada em estação meteorológica; amplificador de potência para áudio; automação para biodigestores, entre outros.

De acordo com o Coordenador dos cursos de Engenharias do CampusSanta Rosa, professor Mauro Fonseca Rodrigues, o acabamento dos dispositivos eletrônicos é a interface que o usuário percebe e interage. “Ao realizar projetos nas disciplinas técnicas é possível concretizar um equipamento completo. Nesse contexto os alunos fazem a parte técnica, levantamento econômico e o acabamento a partir da impressora 3D, permitindo a entrega de um produto completo. A Engenharia é aplicação e a impressora 3D, além dos demais equipamentos de prototipagem, traz a possibilidade de realizar produtos a partir de projetos”, finaliza o coordenador.

Pós-Graduação Unijuí

3 de dezembro de 2018
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content