Estudo relaciona a dor de recém-nascidos com procedimentos em terapia intensiva – NoroesteOnline.com

Estudo relaciona a dor de recém-nascidos com procedimentos em terapia intensiva

10 de setembro de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Estudo do Mestrado em Atenção Integral à Saúde da Unijuí, publicado na Revista Brazilian Journal Of Pain, em 2019, fruto da dissertação de mestrado da enfermeira Cibele Thomé da Cruz Rebelato, sob orientação da professora Drª Eniva Miladi Fernandes Stumm, investigou a relação da dor e dos níveis de cortisol livre com procedimentos terapêuticos instituídos em terapia intensiva em recém-nascidos prematuros.

A pesquisa foi realizada com 32 recém-nascidos prematuros submetidos à punção venosa, que foram avaliados quanto à dor e estresse relacionado à ventilação assistida, sedativos, corticoide no pré-natal, tipo de punção venosa, local e número de tentativas.

Os resultados da investigação sugerem que a exposição dos recém-nascidos a procedimentos invasivos é estressante, especialmente quando repetido várias vezes. A punção venosa repetida associada a procedimentos terapêuticos intensificou a dor e alterou os níveis de cortisol dos bebês, o que implica em estresse ao recém-nascido prematuro. Deste modo, o estudo concluiu que é necessário cuidado e manutenção das estratégias de capacitação da equipe que atua com recém-nascidos de alto risco em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), expostos a procedimentos dolorosos. O estudo recomenda ainda que são necessárias novas abordagens com o intuito de avaliar, tratar e prevenir a dor destes, e desse modo, propor estratégias farmacológicas e não farmacológicas que reduzam o estresse do neonato.

A pesquisa completa pode ser conferida neste link.

Sobre o Mestrado

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).  O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

O Programa está com edital de seleção aberto para a turma 2020 do Mestrado. As inscrições até 11 de novembro de 2019. Para se inscrever é necessário acessar a página do programa em [email protected].

Workshop de Ideação e Intervenção Urbana Binacional

16 de setembro de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content