Executivo prestigia homenagem ao CTG Clube Farroupilha na Assembleia Legislativa – NoroesteOnline.com

Executivo prestigia homenagem ao CTG Clube Farroupilha na Assembleia Legislativa

27 de junho de 2018
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Vice-prefeito de Ijuí, Valdir Zardin, e o secretário de cultura, Esporte e Turismo, Sérgio Corrêa, representaram o Poder Executivo prestigiando a sessão plenária da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, em evento de homenagem aos 75 anos de atuação do CTG Clube Farroupilha nessa terça-feira, 26. No Grande Expediente da sessão plenária, houve resgate da história do lendário clube inspirado nos ideais farroupilhas e fundado por Laureano de Medeiros. O centro de tradição, fundado em 19 de outubro de 1943, é uma das três entidades tradicionalistas mais antigas do Rio Grande do Sul. Ocasião contou com a presença do Patrão da entidade, Altemir Thomé, as prendas Jamile Jawaski e Camile Fernandes, e outros integrantes do mesmo.

Executivo prestigia homenagem ao CTG Clube Farroupilha na Assembleia Legislativa

O lema de inspiração do CTG traduz a defesa da cultura e da tradição, “Pelo Rio Grande como ele é”, o objetivo que norteou os fundadores, um grupo de ijuienses liderados por Laureano de Medeiros. Eles surgiram em público no desfile do 7 de setembro de 1942, “desfraldando a velha bandeira da Revolução Farroupilha”, destacou Burmann da tribuna.

Um ano mais tarde, em 19 de outubro de 1943, a entidade passou a existir com registro em cartório. “É um orgulho para Ijuí que o CTG Farroupilha figura entre as três mais antigas entidades tradicionalistas em plena atividade”, assinalou o deputado, entre os mais de 1.700 outros centros de tradição no Estado e 1.300 no país, além de outros 20 em outros continentes.

Foi a partir de 1959 que o Farroupilha passou a se chamar CTG, seguindo as normas do Movimento Tradicionalista Gaúcho, o MTG. Ao longo das últimas décadas, atuou em diversos eventos, como a inauguração do obelisco em Piratini, em homenagem aos heróis da Revolução Farroupilha, e no 19º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em São Borja, onde obteve o reconhecimento de precursor do movimento.

Em 1990, o CTG Farroupilha foi o anfitrião do 35º Congresso Tradicionalista Gaúcho, mesmo ano de conclusão de sua sede. No ano seguinte, teve a sua representante eleita 1ª Prenda do Rio Grande do Sul. Hoje, além do Festival Nativista Canto de Luz, que reverencia a história da energia elétrica no município de Ijuí, valoriza as composições nativistas e está na sua sétima edição, também a Lamparina da Canção Gaúcha cumpre o papel de incentivar a cultura gaúcha entre os intérpretes mirins e juvenis. Também está na 11ª edição o Pesqueiro da Canção Gaúcha.

As festividades dos 75 anos do CTG coincidem também com o aniversário de Ijuí, fundados os dois em 19 de outubro.

Executivo prestigia homenagem ao CTG Clube Farroupilha na Assembleia Legislativa

Pós-Graduação Unijuí

3 de dezembro de 2018
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content