Executivo prestigia homenagem ao CTG Clube Farroupilha na Assembleia Legislativa – NoroesteOnline.com

Executivo prestigia homenagem ao CTG Clube Farroupilha na Assembleia Legislativa

27 de junho de 2018
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Vice-prefeito de Ijuí, Valdir Zardin, e o secretário de cultura, Esporte e Turismo, Sérgio Corrêa, representaram o Poder Executivo prestigiando a sessão plenária da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, em evento de homenagem aos 75 anos de atuação do CTG Clube Farroupilha nessa terça-feira, 26. No Grande Expediente da sessão plenária, houve resgate da história do lendário clube inspirado nos ideais farroupilhas e fundado por Laureano de Medeiros. O centro de tradição, fundado em 19 de outubro de 1943, é uma das três entidades tradicionalistas mais antigas do Rio Grande do Sul. Ocasião contou com a presença do Patrão da entidade, Altemir Thomé, as prendas Jamile Jawaski e Camile Fernandes, e outros integrantes do mesmo.

Executivo prestigia homenagem ao CTG Clube Farroupilha na Assembleia Legislativa

O lema de inspiração do CTG traduz a defesa da cultura e da tradição, “Pelo Rio Grande como ele é”, o objetivo que norteou os fundadores, um grupo de ijuienses liderados por Laureano de Medeiros. Eles surgiram em público no desfile do 7 de setembro de 1942, “desfraldando a velha bandeira da Revolução Farroupilha”, destacou Burmann da tribuna.

Um ano mais tarde, em 19 de outubro de 1943, a entidade passou a existir com registro em cartório. “É um orgulho para Ijuí que o CTG Farroupilha figura entre as três mais antigas entidades tradicionalistas em plena atividade”, assinalou o deputado, entre os mais de 1.700 outros centros de tradição no Estado e 1.300 no país, além de outros 20 em outros continentes.

Foi a partir de 1959 que o Farroupilha passou a se chamar CTG, seguindo as normas do Movimento Tradicionalista Gaúcho, o MTG. Ao longo das últimas décadas, atuou em diversos eventos, como a inauguração do obelisco em Piratini, em homenagem aos heróis da Revolução Farroupilha, e no 19º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em São Borja, onde obteve o reconhecimento de precursor do movimento.

Em 1990, o CTG Farroupilha foi o anfitrião do 35º Congresso Tradicionalista Gaúcho, mesmo ano de conclusão de sua sede. No ano seguinte, teve a sua representante eleita 1ª Prenda do Rio Grande do Sul. Hoje, além do Festival Nativista Canto de Luz, que reverencia a história da energia elétrica no município de Ijuí, valoriza as composições nativistas e está na sua sétima edição, também a Lamparina da Canção Gaúcha cumpre o papel de incentivar a cultura gaúcha entre os intérpretes mirins e juvenis. Também está na 11ª edição o Pesqueiro da Canção Gaúcha.

As festividades dos 75 anos do CTG coincidem também com o aniversário de Ijuí, fundados os dois em 19 de outubro.

Executivo prestigia homenagem ao CTG Clube Farroupilha na Assembleia Legislativa

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content