Falta de vacinas contra a meningite deixa crianças sem imunização no interior do Rio Grande do Sul - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Falta de vacinas contra a meningite deixa crianças sem imunização no interior do Rio Grande do Sul

13 de julho de 2018

Municípios do interior do Rio Grande do Sul tiveram que interromper a vacinação contra a meningite, doença infecciosa que pode levar à morte. O motivo é a falta de doses do medicamento nos postos de saúde.

A vacina é uma das prioritárias na caderneta de vacinação e integra o calendário básico do Ministério da Saúde, e é indicada para bebes de três e cinco meses e para adolescentes, de 12 e 13 anos.

Em Bagé, na Região da Campanha, desde de junho, cerca de 150 crianças não puderam fazer a vacina da meningite. A Coordenadoria de Imunizações do município informou que pede todos os meses as doses, mas que a última remessa que recebeu foi no mês passado.

Nos postos de saúde faltam 450 doses da vacina. O município não teve nenhum caso da doença este ano, mas no ano passado foi registrado um caso.

No Noroeste do estado, a Coordenadoria de Saúde, que atende 22 cidades da região, recebeu doses pela última vez na semana passada. A quantia recebida foi bem abaixo do necessário e não deve durar por muito tempo nos estoques. De acordo com o setor responsável pelas imunizações, o Ministério da Saúde já havia avisado que o repasse ficaria abaixo do normal.

Na cidade de Santa Rosa as vacinas contra a meningite acabaram nas 17 unidades básicas de saúde. O município recomenda que os pais deixem o nome da criança e um contato da família junto ao posto do seu bairro para que sejam avisados assim que as doses chegarem.

Na região das missões, em Santo Ângelo, também está faltando vacina nas oito unidades básicas da cidade. A Secretaria de Saúde informou que esse mês o repasse para o município não foi feito. A orientação é que os pais liguem para o posto de saúde e conferiram se tem a dose.

Em Erechim falta vacina contra a meningite desde a última sexta-feira (6). A prefeitura estima que por mês, em média, 100 crianças façam a vacina da meningite na cidade.

Fonte: G1RS

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados