Família de Salvador das Missões agrega valor à produção com agroindústria de nozes - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Família de Salvador das Missões agrega valor à produção com agroindústria de nozes

3 de outubro de 2022

Persistência e organização marcaram o processo para que a família Arenhardt pudesse celebrar a formalização da Agroindústria Nozes Andorinha. Com acompanhamento da Emater/RS-Ascar e apoio da Prefeitura Municipal, a família consolidou o empreendimento localizado na Vila Santa Catarina, em Salvador das Missões, que hoje está legalizada tributária, sanitária e ambientalmente.

Em um contexto de sucessão familiar, a agroindústria de propriedade de Armando Jacó Arenhardt conta com o envolvimento do genro Odacir Luiz Muller, da filha Carlise Beatriz Arenhardt e da esposa Irami Ágata Arenhardt. “Poder contar com o apoio da assistência técnica da Emater nos diferentes passos foi muito importante para darmos continuidade ao propósito da família”, destacou Arenhardt.

A caminhada de 14 anos, desde o plantio da primeira muda até a formalização do empreendimento, foi celebrada durante a visita de parceiros, entre eles, a Emater/RS-Ascar e a Prefeitura Municipal, nesta quarta-feira (28/09).

A produção dos 400 pés, dispostos em quatro hectares, varia de 8 a 10 mil quilos de nozes com casca ao ano. A agroindustrialização, com a retirada da casca, permite agregação de valor ao produto e uma demanda ainda maior pelos consumidores. A busca pela legalização permitiu que recebessem a certificação do Programa Estadual de Agroindústria Familiar e, assim, possam acessar mercados tradicionais e institucionais.

“A formalização da atividade é a coroação de um trabalho de muito tempo, que contou com a persistência e visão da família sobre a importância de agregar mais valor ao produto”, destaca o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Jaderson Toledo. “A Andorinha é a primeira agroindústria familiar de nozes formalizada na região de Santa Rosa. A consolidação desses empreendimentos mostra a potencialidade da região na diversificação das culturas”, destacou o gerente regional da Emater/RS-Ascar, José Vanderlei Waschburger, que esteve acompanhado na visita pelo supervisor Joney Braun e pelo extensionista do Escritório Regional, médico veterinário Jorge Lunardi.

Para o vice-prefeito e secretário municipal da Agricultura, Leomar Henrich, é motivo de satisfação as agroindústrias do município buscarem uma situação de legalidade. “Para isso é muito importante este trabalho feito em parceria pela administração municipal e Emater, já que trabalhamos sob um mesmo foco, na melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas”, reiterou Henrich. A importância do trabalho em parceria também foi reiterada pela extensionista da Emater/RS-Ascar Janete Cegielka.

Os consumidores também são beneficiados com a oferta constante de um produto local, com qualidade e segurança alimentar reconhecidas. “Para nós é uma honra tê-los como associados e poder ofertar em nosso quiosque um produto de qualidade e legalizado, que tem uma demanda muito grande”, afirmou a presidente da Coopaf Vida Nova, Edite Maria Haas Witczak.

Segundo Lunardi o município de Salvador das Missões conta atualmente com seis agroindústrias legalizadas, que fornecem produtos de qualidade, representando a diversidade da agricultura familiar da região.

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados