Na sessão ordinária de segunda-feira (10), na Câmara de Vereadores, o vereador Andrei Cossetin (PP) fez uso da tribuna para levantar uma situação gravíssima que estaria ocorrendo no município de Ijuí. Portando uma garrafa que possuía no seu conteúdo um líquido marrom, o parlamentar afirmou que aquilo era a água que estaria chegando em algumas residências do município.
Embasado em algumas leis que asseguram o acesso a água potável para todos. Andrei mostrou a garrafa com a água suja aos vereadores e afirmou que famílias da Linha 6 Norte estariam consumindo-a. “Há mais de dois anos, eu e os moradores se reunimos com o vice-prefeito Valdir Zardin e o Demasi para que haja alguma solução, porém até o momento nada foi feito”, disse ele.
O vereador João Monteiro (PDT) também se manifestou e completou a informação dada por Andrei. “São seis famílias que moram nessa localidade. É um desconforto total. Existe poço artesiano com caixa e rede, mas a prefeitura não consegue ligar os canos para as famílias. São apenas 1.500 metros que precisa e só enrolam. Isso já acontece há mais de seis anos”, salientou o edil.
Para finalizar, Cossetin destacou que irá levar o assunto ao conhecimento do Ministério Público, para que seja tomada alguma providência administrativa ou de fiscalização, diante das leis que garantem o acesso a água potável para todos os cidadãos.