Mesmo com a concessão válida até 2034, a administração da rodoviária de Santiago vai por fim as atividades em 5 de abril de 2025, encerrando um ciclo de 70 anos de atendimento.
Entre os principais motivos para o fechamento estão os altos custos operacionais, queda de movimento e concorrência entre transportes alternativos, particulares e de aplicativos.
Linhas tradicionais entre Santiago e Ijuí, Cruz Alta e Santo Ângelo já haviam sido extintas, por exemplo.
Porém linhas com Porto Alegre e Santa Maria ainda operam, no entanto, com reduções de horários.
Até o momento não há previsão de outra empresa assumir a concessão e nem mesmo de como será o transporte coletivo após o fechamento do terminal, o que deixa a população de Santiago apreensiva, principalmente porque vai ter que se deslocar para São Luiz ou São Borja para utilizar transporte interminicipal.