Formatura do Proerd aconteceu em Ijuí – NoroesteOnline.com

Formatura do Proerd aconteceu em Ijuí

29 de novembro de 2018
Compartilhar
  • 31
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    31
    Shares

Nesta quarta-feira, 28, transcorreu em Ijuí, durante a manhã e tarde, no Salão de Atos da Unijuí, a tradicional formatura de encerramento do ano letivo, dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

O programa é desenvolvido atualmente no município de Ijuí, pelo 1º Tenente Cleomar, com apoio do comando do 29º BPM. Foi desenvolvido no ano de 2018, em 22(vinte e duas) escolas estaduais e municipais de Ijuí. A solenidade de formatura contou com a participação de autoridades civís e militares, pais, alunos, professores e diretores das escolas participantes.

Foram alvos das aulas do PROERD em 2018, os alunos dos 5º e 7º anos do ensino fundamental, alcançando aproximadamente um total aproximado de 900 alunos que se formaram no dia de hoje.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), baseado no programa internacional D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education), criado em 1983 e implementado no Brasil em 1992, pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, atualmente, é o programada de prevenção ao uso de drogas da Polícia Militar Brasileira.

No Rio Grande do Sul o PROERD é desenvolvido desde 1998, quando a Brigada Militar formou, na Polícia Militar de São Paulo, seus primeiros instrutores, iniciando a expansão do programa pelo Estado.

Quatro anos depois, seus primeiros mentores foram formados pela Polícia Militar de Santa Catarina. No ano de 2007 ocorreu a consolidação do Programa com formatura de equipe completa de capacitação pela Polícia Militar de Minas Gerais.

No Brasil o PROERD é organizado pela Câmara Técnica Nacional, vinculado ao Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares do Brasil, tem o objetivo de desenvolver uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado (policial instrutor PROERD), professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, para prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência na comunidade escolar gaúcha. Tem abrangência principal para crianças dos 5º e 7º anos, da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como para jovens do Ensino Médio das escolas públicas e privadas do Estado. A fim de complementar um ciclo de proteção integral em prevenção primária, proporcionando um currículo educacional de prevenção direcionado aos pais ou responsáveis dos alunos PROERD e adultos interessados em geral.

Pós-Graduação Unijuí

3 de dezembro de 2018
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content