Geada não deve causar perdas significativas na agricultura gaúcha - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Geada não deve causar perdas significativas na agricultura gaúcha

30 de julho de 2021

As fortes geadas registradas nos últimos dias não devem causar perdas significativas no cenário agrícola gaúcho. Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar Elder Dal Prá, as perdas devem ser pontuais no trigo, cevada e aveia e um pouco maiores na canola.

“No entanto, nossa área implantada no Estado é pequena, pouco mais de 40 mil hectares, mas somente semana que vem para se ter uma ideia se deu perda ou não. E na fruticultura, mais uns 15 dias, mas como as plantas estão resistentes nesse período, é possível que nem tenha registro. Nos próximos dias, deveremos ter relatos mais ajustados”, explicou.

De acordo com o Informtivo Conjuntural divulgado na quinta-feira (29) pela Gerência de Planejamento da instituição, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, para o campo nativo e para as pastagens de verão, a sequência de geadas e de baixas temperaturas vem ocasionando a queima mais intensa das plantas, reduzindo ainda mais a oferta de forragem para os rebanhos, que já era considerada insuficiente.

“Pode haver redução na pastagem pela paralisação do crescimento e desenvolvimento das plantas e, como consequência, diminuição da oferta de forragem”, disse Dal Prá.

No sistema de criação de gado de corte, baseado apenas no campo nativo, o quadro de perda de estado corporal dos animais se acentuou devido à sequência de geadas e ao insuficiente forrageiro disponível.

Assim como o gado, os ovinos mantidos em pastagens cultivadas de inverno apresentam bom estado corporal, mas os rebanhos mantidos em campo nativo sofrem com a estagnação no crescimento das plantas queimadas pela geada e com altura reduzida.

Fonte: O Sul

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados