HCI debate a inclusão no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência – NoroesteOnline.com

HCI debate a inclusão no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

24 de setembro de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O 21 de setembro é a data criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O Hospital de Caridade de Ijuí(HCI), através do setor de Desenvolvimento Humano, promoveu no auditório, o  1º Encontro de Inclusão da instituição. A ideia central foi reunir colaboradores de todos os setores para debater o assunto, onde alguns foram convidados para uma simulação, onde ficaram com os olhos vendados, sentados em cadeiras de rodas e outros com abafadores de som. “Fiquei todo o evento vendado, sem enxergar nada, mas acredito que a maior dificuldade ainda é o preconceito”, disse o colaborador João Cossetin.

A psicóloga Lais Sartor fez uma dinâmica onde os colaboradores do HCI com necessidades especiais pudessem expressar o que sentem, contando suas histórias de vida e como estão hoje inseridas no mercado de trabalho. Foram relatos emocionantes e de superação, onde os profissionais com necessidades especiais mostraram que todos precisam lutar pela construção de uma sociedade inclusiva, sem discriminação e preconceito. “Já provamos para a sociedade que temos condições de buscar nosso espaço no mercado de trabalho e quando recebemos a oportunidade, precisamos valorizar isso. Carrego meu crachá do HCI com muito orgulho e admiração, sempre”, disse emocionado o técnico em segurança do trabalho Diego Huller Krahn.

Além dele, também contribuíram com o encontro, os colaboradores Edílson Rolim da Silva Júnior, Odete Melo e Taina Cristina da Silva Pinto. Esta iniciativa inédita do HCI,  envolveu o grande grupo do hospital que atingiu o objetivo principal da 1º Encontro de Inclusão. “ Elas não se vitimizam, aceitam sua situação com garra e determinação, e desejam, antes de mais nada, serem tratadas como iguais, tendo as mesmas oportunidades que qualquer outra pessoa teria. Isso é gratificante para nós, enquanto gestora de recursos humanos” finaliza a gerente de RH do HCI Elisabete Brandenburg dos Santos.

Vestibular de Verão UNIJUÍ 2020

30 de setembro de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content