HCI tem projeto pioneiro que ajuda pacientes oncológicas - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

HCI tem projeto pioneiro que ajuda pacientes oncológicas

18 de fevereiro de 2021

O Hospital de Caridade de Ijuí(HCI) tem desenvolvido há dois anos, o projeto “Fios que transformam vidas”, com o intuito de incentivar a doação de cabelos para o Centro de Alta Complexidade em Oncologia-Cacon. Conforme a supervisora administrativa do serviço, Rosaní Staudt Ferraz, as perucas são entregues às pacientes oncológicas que realizam tratamento de câncer de mama.

Após o recebimento das doações, os cabelos são encaminhados a parceiros para confecção de perucas, como a ONG Penélopes Solidárias de Passo Fundo. “ Da mesma forma que a doação e a confecção são voluntárias, as perucas são entregues às pacientes sem custo algum”, disse Rosaní. Ela explica que há 4 anos, existe a cultura da doação de cabelos que já beneficiaram mais de 300 pacientes. Algumas orientações são importantes para a doação, como informar ao profissional cabeleireiro que o corte é para esta finalidade. O corte deve ser feito com cabelo seco e preso com elástico em forma de “rabo”; o cabelo deve ter, no mínimo, 15 cm a partir do elástico, se o envio for por Correio, coloque o cabelo cortado e amarrado em saco plástico e depois em uma caixa ou envelope para enviar e se a entrega for pessoalmente, trazer também o cabelo seco e amarrado em um saco plástico.

A assistente social do Cacon Ivanir Fischer revela que a comunidade regional abraçou o projeto de tal maneira, que hoje é possível repassar perucas para pacientes de outros hospitais da macrorregião, como o Hospital Santa Terezinha de Erechim, São Vicente de Paulo e Hospital Cidade, ambos de Passo Fundo. A assistente social do Cacon Ivanir Fischer explica que uma ficha de cadastro deve ser preenchida e enviada ou entregue juntamente com a doação. “Outra ponto importante é a divulgação da ação, então fotografe e divulgue seu ato de doação, incentivando outras pessoas. Use as redes sociais e com certeza, vai multiplicar essa ideia de fazer o bem”, avalia Ivanir.

Ela acrescenta ainda que são bem vindas perucas higienizadas e em bom estado de uso, acondicionadas em saco plástico. O endereço para entrega: Serviço Social do Centro de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital de Caridade de Ijuí(HCI). Avenida David José Martins, 152, Centro, Ijuí – RS – CEP 98700-00. O contato com o Cacon do HCI pode ser feito pelo telefone (55)3331-9320, ramais 9506 ou 9470.

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados