Como um local de registro da história e da memória de Ijuí, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) participou, nesta quinta-feira, 25 de julho, na Praça da República, da homenagem ao bicentenário da imigração alemã no Brasil. O Centro Cultural 25 de Julho descerrou uma placa comemorativa no Monumento da Imigração Alemã, eternizando esse momento histórico.
Rinaldo Pezzetta, presidente do Centro Cultural, destacou que são 200 anos de história, de pioneirismo e de contribuição para o desenvolvimento de Ijuí. “É uma homenagem aos nossos antepassados que desbravaram, trabalharam e construíram a cidade que temos hoje.”
O evento também contou com a presença de Jaeme Callai, Jonas Sala e Luiz Henrique Bussmann, além de apresentações do grupo de canto Edelweis.
A imigração alemã começou em 25 de julho de 1824, trazendo milhares de imigrantes em busca de uma vida melhor. Eles enfrentaram uma longa jornada, mas com coragem e determinação, ajudaram a moldar o Rio Grande do Sul que conhecemos hoje.
No domingo, dia 28, o Madp promoverá seu Domingo no Museu alusivo aos 200 anos da imigração alemã no Brasil. Com entrada gratuita, o evento terá início às 14h, com exposições, apresentações artísticas e musicais.