Através do Gabinete de Crise do Governo do RS, apurando a atual situação da pandemia, onde são analisados principalmente o crescimento do número de casos e internações hospitalares pelo Coronavírus, Ijuí entrou no Grupo de Alerta. O prefeito Andrei Cossetin tem 48 horas para detalher ao governo quais medidas vai adotar para conter o avanço da pandemia no município.
Assim como o prefeito de Ijuí, mais quatro chefes do executivo também terão a mesma missão. Também estão em alerta as cidades de Santo Ângelo, Cruz Alta, Passo Fundo e Cachoeira do Sul.
Os avisos e os alertas são a nova forma pela qual o governo comunica para as regiões que a situação da pandemia está piorando. O Alerta é o comunicado considerado mais grave no novo sistema de monitoramento da pandemia adotado pelo governo.
ENTENDA O NOVO SISTEMA:
AVISO: quando detecta uma tendência, o GT Saúde emite um aviso para a equipe técnica da região. A partir daí, a região deverá redobrar a atenção para o quadro da pandemia.
ALERTA: quando detecta uma tendência grave, o GT Saúde informa o Gabinete de Crise sobre a necessidade de emitir um alerta para a região. A partir daí, o Gabinete de Crise decide se deve emitir ou não esse alerta para a região, que seguirá sendo monitorada.
AÇÃO: se o Gabinete de Crise decidir emitir um alerta, a região terá 48 horas para responder sobre o quadro regional da pandemia e apresentar uma proposta de ações a serem tomadas. Se a resposta da região for considerada adequada, a proposta é aplicada imediatamente, e a região segue sendo monitorada pelo GT Saúde. Caso a resposta não seja adequada, o Estado poderá intervir e estipular ações adicionais a serem seguidas.