Em Panambi foi formada uma Comissão Organizadora, com o propósito de definir a programação local, para comemorar também os 125 anos da Imigração Alemã no Município.
Essa Comissão foi instalada em um evento cultural, na tarde do dia 27/10, com a presença de diversas lideranças, gestores escolares, professores, estudantes e pesquisadores.
Participaram do encontro as seguintes autoridades: Prefeito Daniel Hinnah, acompanhado pela esposa Scheila Azevedo Hinnah, Vice- Prefeito Henri Jorge Markus, Secretária de Educação e Cultura Iara Cadore Dallabrida, Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Ambiental Egon Lengler, Secretário Adjunto de Administração Luís Sérgio Schneider e Vereador André Dieter Klos. Destaca-se também a presença do ex-prefeito Delmar Hinnah e do Presidente da Cotripal Agropecuária Cooperativa Germano Döwich.
Diversas instituições estiveram representadas, o prefeito Daniel Hinnah instalou a Comissão, que foi nomeada pela Portaria Nº 1029/2022, manifestando a importância de cada instituição representada, na elaboração e condução do projeto local em comemoração a imigração e suas realizações.
A programação foi organizada pela SMEC, através da Coordenadoria de Cultura, com mostra de pinturas, exposição das fotos vencedoras do XII Concurso Panambi em Foco e apresentação de músicas folclóricas alemãs pela Oficina de Talentos.
O ponto alto do evento foi a palestra intitulada “Os 200 anos da imigração estrangeira do Brasil independente (1824-2024). Os imigrantes das culturas germânicas em Panambi – RS/Brasil”, ministrada pelo Professor Doutor Jorge Luiz da Cunha, da UFSM.
O professor é presidente do Instituto Histórico São Leopoldo, membro da Comissão Histórica do Bicentenário de São Leopoldo /RS: 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil e do Comitê Científico dos 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil da Universität Potsdam /Deutschland (Alemanha).
Vários participantes destacaram o grande conhecimento do palestrante, que resumiu aspectos fundamentais da história de 200 anos, as dificuldades enfrentadas, a cultura, o trabalho e o desenvolvimento ao longo das gerações.
Cabe destacar ainda a participação do pesquisador Ivo Beuter, que entregou um exemplar de seu livro e outro exemplar do livro da ACI ao palestrante, além de contribuir também com informações sobre o tema.
Nos próximos meses, a Comissão Organizadora das Ações Comemorativas dos 200 Anos da Imigração Alemã para o Brasil e dos 125 Anos da Imigração Alemã para Panambi se reunirá para formatar o projeto local para celebrar a data.