Instituto do Coração do HCI faz cirurgia vascular inédita - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com

Instituto do Coração do HCI faz cirurgia vascular inédita

8 de dezembro de 2020

Nesta semana, o serviço de hemodinâmica, que compõe o complexo do Instituto do Coração do Hospital de Caridade de Ijuí(HCI), onde são realizados os procedimentos de cateterismo, angioplastia e cuidados das doenças neurológicas e vasculares, fez história na medicina de Ijuí, com procedimentos inéditos.

Os cirurgiões vasculares Fábio Goulart da Silva,Vinícius Pires e Robson Machado, realizaram tratamentos endovasculares de Aneurisma de Aorta Torácica, em dois pacientes. “Como eram casos de anatomia muito complexa, foi necessária a utilização de próteses especialmente confeccionadas para os casos dos pacientes”, explica o médico Vinicius Pires. O material foi confeccionado pela empresa Nano, de Florianópolis, Santa Catarina e os procedimentos contaram com a participação do médico Nilo Mandelli, cirurgião vascular do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre.

” Não há dúvidas de que os procedimentos realizados, representam um importante avanço no tratamento de uma das doenças cardiovasculares de mais alta morbidade e mortalidade, altamente desafiadora para os cirurgiões”, resume o médico Fábio Goulart da Silva.

O tratamento endovascular realizado, por ser um procedimento menos invasivo, evita a necessidade de uma cirurgia de grande porte, de abertura da cavidade torácica, reduzindo o período de internação e com índices de complicações bem menores quando comparado com a cirurgia aberta, o que tem importância, sobretudo, em pacientes idosos e com outras doenças associadas, como eram os casos dos pacientes, ambos do sexo masculino, com 68 e 72 anos respectivamente. Ao final dos procedimentos, os pacientes apresentaram evolução clínica e cirúrgica extremamente favorável e estão obtendo ótima recuperação no pós-operatório.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados