Em seu primeiro pronunciamento na Câmara de Vereadores o vereador Paulo Braga – PDT explanou sobre sua trajetória até chegar ao seu primeiro mandato como vereador em Ijuí e disse que jamais vai aceitar puxadinho, escada ou encosto de ninguém.
O vereador falou ainda que há muitas questões que precisam ser debatidas, tais como racismo e outros preconceitos, que muitas vezes acabam sendo omissas aos debates.
“Essa votação que aconteceu no dia 1º não muda nada pra mim, a mesa diretora é aqui. A gente não imagina como é negociata aqui dentro, eu tive que pensar mesmo. Mas se a juventude não tem voz e não tem vez é preciso outros olhares para nós avançarmos. Estou sendo julgado pelo meu partido, até mesmo falando em expulsão, mas se tivessem escutado e dado espaço para a juventude talvez não estaria seu Jorge Amaral presidente, e quero dizer que o PDT não perdeu absolutamente nada, eu não posso aceitar que o presidente do meu partido me chame de corrupto, porque eu não sou corrupto. Não vai ser dessa vez que vão me expulsar, precisa se ter sim respeito”, desabafou Paulo Braga.