Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí ultrapassa os 10 mil testes para detecção da covid-19 - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com

Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí ultrapassa os 10 mil testes para detecção da covid-19

18 de dezembro de 2020

Para auxiliar no enfrentamento à covid-19, o Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí (Unilab) teve que se reinventar, e se desdobrar, para atender à demanda por testes para detecção do novo coronavírus. Por meio de uma parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa), são realizados, desde junho deste ano, testes pelo método RT-qPCR – atendendo não só a comunidade de Ijuí, mas também da região.

“Esse convênio foi assinado por volta de abril. A Unilab já estava trabalhando na detecção do novo coronavírus e o Cisa, por sua vez, estava preocupado em estabelecer ações nos municípios de abrangência. Desde então, viemos trabalhando na infraestrutura, em adequações internas do laboratório, para realizar os testes, a partir do mês de junho. A demanda, infelizmente, vem aumentando gradativamente. Começamos com uma faixa de 50 testes por dia e hoje chegamos a mais de 300”, destacou o chefe do Departamento de Ciências da Vida, professor Matias Nunes Frizzo, lembrando que, desde o mês de novembro, a demanda aumentou cerca de 100% – muito em razão da segunda onda da doença no País.

“Para se ter uma ideia, já passamos de 10 mil testes realizados. A ideia inicial, quando planejamos o serviço, era começar com dois mil testes e reavaliar. Em menos de um mês, vimos que esse número seria muito pequeno perto da demanda”, completou o professor, afirmando que 16 pessoas trabalham nesse processo atualmente. Sem contar, claro, toda a estrutura que foi criada nos municípios para coleta das amostras e transporte até a Unilab, para processamento. “Os municípios estão sendo muito sensíveis a este trabalho. Outro ponto positivo é que estamos conseguindo, apesar da demanda, entregar os resultados em 24 horas, embora tenhamos um prazo de até 48 horas”, comenta Matias.

A agilidade na entrega dos resultados possibilita que os profissionais de saúde iniciem o atendimento, de forma mais rápida, ao paciente. “Todo esse trabalho mostra o comprometimento da Unijuí e do Cisa com as comunidades local e regional. Sem falar da experiência formativa que os estudantes envolvidos têm, principalmente junto ao laboratório, acompanhando essa prestação de serviços.”

Um dos problemas ainda enfrentados é a falta de insumos. E neste ponto, Matias agradece a atuação do setor de compras da Universidade, que tem buscado agilizar este processo, não deixando a Unilab desabastecida.

O professor lembra que o Laboratório possui dois setores: um que trabalha no diagnóstico molecular do novo coronavírus, que é o setor de biologia molecular; e outro que atende pacientes ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS), convênios particulares e empresariais, na prestação de exames laboratoriais. Neste segundo setor, a demanda também tem sido alta, o que levou a Universidade a investir na construção de um novo laboratório, mais amplo para atender a população e os próprios alunos.

Para ter mais informações sobre os serviços da Unilab, o contato é 3332-0554. O Laboratório seguirá atendendo no período de férias, com exceção dos dias 24 e 25 de dezembro, Natal, 31 de dezembro e 1º de janeiro, Ano Novo.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados