Mecenato: comunidade pode apoiar o MADP destinando parcela de impostos – NoroesteOnline.com

Mecenato: comunidade pode apoiar o MADP destinando parcela de impostos

29 de outubro de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Pessoas Físicas e Jurídicas podem colaborar com o Museu Antropológico Diretor Pestana, até 30 de dezembro, destinando uma parcela do Imposto de Renda.

Qualquer pessoa, Física ou Jurídica, pode ajudar o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), da Unijuí, a manter e fortalecer suas atividades e estrutura ao longo de todo o ano. Isso é possível por meio da modalidade de mecenato – um termo que indica o incentivo e patrocínio de artistas e literatos e, mais amplamente, de atividades artísticas e culturais.

Conforme explica a analista de Projetos do Museu, Sandra Denise Felipin Boger, é possível colaborar destinando uma parcela do Imposto de Renda para a Instituição.

A Pessoa Física que opta pela declaração do Imposto de Renda, através de formulário completo, pode contribuir com até 6% do imposto devido; enquanto que a Pessoa Jurídica, que faz a declaração com base no lucro real, pode colaborar com até 4% do imposto devido.

Ambos, Pessoa Física e Jurídica, podem deduzir 100% do valor doado, uma vez que o projeto aprovado pelo Museu se enquadra no Artigo 18 da Lei de Incentivo, que autoriza essa dedução. O Projeto Plano Plurianual de Atividades – Documentação Museológica e Manutenção do Acervo do Museu – Pronac 192683, tem como proponente a Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana, sendo uma realização da Secretaria Especial de Cultura – Ministério do Turismo.

As captações acontecem durante todo o ano, até o dia 30 de dezembro. Somente em 2019, foi possível arrecadar R$ 47.270,00 – valor que poderá não se repetir neste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus. “Nos últimos meses, por conta da pandemia, passamos a viver um momento ‘anormal’ em nossas vidas. A situação passou a ser instável para muitos e, naturalmente, refletiu na captação de recursos. Mas, estamos otimistas que tudo irá melhorar”, destacou Sandra, lembrando que há, hoje, um número maior de doadores Pessoa Física. Porém, o montante em valores é maior por meio da Pessoa Jurídica.

O recurso captado vai possibilitar a aquisição do sistema de traineis em mezanino, além de equipamentos para continuidade dos processos documentais e de sistematização, mantendo a preservação integral dos bens culturais, reunidos em quase seis décadas de existência do MADP.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3332-0257 ou pelo e-mail [email protected]

Como contribuir?

Deve ser feito um depósito em nome do MINC PRONAC 192683, Banco do Brasil, Agência 0371-9, conta 59681-7.

Identificador 1: informar CPF ou CNPJ do doador.

Identificador 2: informar o número 1 para PATROCINADOR e 2 para DOADOR.

Enviar cópia do depósito, juntamente com os dados pessoais do doador, nome completo e endereço, para o e-mail [email protected].

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content