Meninas Digitais na Computação: Unijuí incentiva alunas de escolas da região a seguirem carreira na Computação – NoroesteOnline.com

Meninas Digitais na Computação: Unijuí incentiva alunas de escolas da região a seguirem carreira na Computação

3 de setembro de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí desenvolve o Projeto Popularização da Ciência, com o objetivo de divulgar a produção e ações dos professores e bolsistas de projetos de Pesquisa e Extensão da Universidade. Confira o trabalho do projeto “Meninas Digitais na Computação Unijuí”, em texto da bolsista do curso de Jornalismo, Natália Langer.

Com o objetivo de despertar o interesse dos alunos do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental, com foco principal nas mulheres, que são minoria no ramo da Computação, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), desenvolveu o projeto “Meninas Digitais”. A Unijuí se inseriu como apoiadora e multiplicadora da proposta, dando início, em 2019, ao projeto “Meninas Digitais na Computação Unijuí”.

As atividades iniciaram com 119 meninas das escolas de ensino médio da região. Dentre a programação oferecida às participantes estão minicursos, oficinas, dinâmicas e palestras de estudantes e profissionais que já atuam na área da computação, além da realização de eventos relacionados à área.

Por meio de uma seleção das próprias escolas, as alunas participantes do projeto têm um encontro semanal com o propósito de realizar atividades em laboratórios. Elas têm acesso às plataformas da SBC, Google, NVIDIA e INTEL, “tudo para que se tornem futuras cientistas da computação divulgando também, softwares desenvolvidos por alunas e despertando o interesse das estudantes pela computação. Quem ministra as atividades são cinco bolsistas do edital Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações”, explica o coordenador do projeto e professor do curso de Ciência da Computação da Unijuí, Edson Padoin.

O professor destaca ainda a importância do projeto: “Possibilitamos acesso à área de computação e suas tecnologias às meninas, alunas do ensino médio, para que conheçam melhor a área e comecem a desenvolver soluções, softwares e aplicativos. Assim qualificamos essas garotas para transformarem ideias em aplicativos ”.

O projeto “Meninas Digitais na Computação Unijuí” é um dos cinco que integram o projeto Ciência para Todos, que promoverá a primeira Mostra Científica Interativa, entre os dias 21 e 25 de outubro, no Campus da Unijuí, em Ijuí.

Vestibular de Verão UNIJUÍ 2020

30 de setembro de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content