MetSul alerta para novos temporais entre hoje e amanhã no RS - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com

MetSul alerta para novos temporais entre hoje e amanhã no RS

11 de janeiro de 2021

A MetSul Meteorologia adverte que o tempo muda no Rio Grande do Sul entre esta segunda e terça-feira com chuva que será isoladamente forte a torrencial e temporais isolados que podem trazer granizo e vendavais localizados. Antes, contudo, o sol ainda aparece com muito calor na maioria das regiões nesta segunda. 

Existe um elemento de incerteza no prognóstico: a cronologia da instabilidade. A velocidade em que vai se dar a mudança do tempo não é um consenso entre os modelos numéricos analisados e, por isso, a hora da chegada da chuva é muito difícil de estimar neste episódio de instabilidade. 

O WRF é o que mais acelera o avanço da chuva com instabilidade já entre a madrugada e manhã desta segunda no Oeste e parte do Sul gaúcho, e nas demais regiões do Estado da tarde para a noite. Já os modelos rodados na Europa como o ECMWF e o alemão Icon projetam a chuva da tarde para a noite desta segunda no Oeste, no Centro e no Sul, e nas demais regiões do Estado apenas na terça. 

Todos os modelos numéricos, entretanto, indicam a possibilidade de chuva localmente forte ou torrencial com elevados volumes em curtos períodos, o que pode causar alagamentos, mas com grande variabilidade em acumulados de um ponto para outro e baixos em muitos locais, sobretudo mais a Leste do Estado.

O mapa traz a projeção de chuva até 9h de quarta-feira do modelo WRF, em que se observa a tendência de chover mais na Metade Oeste e o indicativo de volumes isolados perto ou acima de 100 mm em pontos isolados de diversas regiões, mas baixos em muitos outros pontos. 

Com a atmosfera muito aquecida, há o risco de temporais localizados de vento forte e granizo acompanhando a instabilidade entre hoje e amanhã.
Fonte: METSUL
Foto: Noroeste Online

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados