O Governo Municipal e a direção da Central do Bem abriram as tratativas com o Senac para a oferta de cursos profissionalizantes às famílias atendidas pela rede pública socioassistencial de Santo Ângelo.
A primeira reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira, 02, no gabinete do prefeito Jacques Barbosa, com a participação da primeira-dama, Juliana Barbosa; do secretário de Governo e Relações Institucionais, Jânio Bones; diretora da Central do Bem, Tassiana Ribeiro; diretora do Escola do Senac, Andréia Moreira; do gestor de Soluções Corporativa, Kelwin de Jesus, e da consultora Patrícia Marinho.
O Executivo quer a elaboração de um plano estratégico para profissionalização da mão de obra com o objetivo de garantir oportunidades de emprego e renda às mães chefes de famílias e aos pais em situação de vulnerabilidade social. “Mais que emprego e renda, dignidade. Queremos um programa que encaminhe e reposicione chefes de família no mercado de trabalho. É também o fortalecimento da parceria que o município mantém com o Senac”, assinalou o prefeito Jacques.
A primeira-dama Juliana Barbosa afirmou que o programa deve abranger todos os usuários da rede pública de Santo Ângelo que participem das atividades da Central do Bem, dos centros de referência em assistência social (Cras e Creas), mulheres vítimas de violência doméstica e beneficiários dos programas sociais geridos pelo município.
Na reunião foram discutidos quais os setores carentes de mão de obra capacitada, carga horária, metodologia e regramento para participar dos cursos profissionalizantes. Em novo encontro a ser agendado posteriormente, os dados compilados e a proposta de cursos do Senac serão apresentados para avaliação da direção da Central do Bem e do Governo Municipal.
Texto | Fotos: Tarso Weber