Municípios do Sul do RS avaliam suspender envio de exames a laboratório investigado em Pelotas - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Municípios do Sul do RS avaliam suspender envio de exames a laboratório investigado em Pelotas

19 de julho de 2018

O laboratório investigado em Pelotas por uma suposta fraude de exames de pré-câncer é credenciado em pelo menos outros oito municípios do Sul do Rio Grande do Sul: Arroio Grande, Chuí, Morro Redondo, Cerrito, Herval, Amaral Ferrador, Turuçu e Piratini. As prefeituras vão avaliar se permanecerão enviando exames ao laboratório.

Os prefeitos da região foram convocados pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) para uma reunião interna, nesta quinta-feira (19), na qual seria informado o número de exames enviados a Pelotas e discutir o encaminhamento que será dado para a questão. Por mês, mais de 500 análises são realizadas na região.

A secretária de saúde de Turuçu, Renata Rodrigues Coelho, informou que o município suspendeu o envio de exames ao laboratório SE – Serviço Especializado de Ginecologia por precaução. A cidade enviava, em média, 10 exames por semana. “Não notamos nenhuma irregularidade, nossas enfermeiras estiveram sempre bem atentas. Mas, para prevenir, resolvemos suspender até estarmos seguros. Estamos agora aguardando uma solução”, explica Renata.

A secretária de Saúde em exercício de Morro Redondo, Dolores Fabiane Aquino Ebeling, afirmou que o município ficou sabendo sobre o caso na segunda-feira (17). Por enquanto, a prefeitura remarcou as coletas de exames que estavam agendadas para a próxima semana até que se tenha uma posição mais definida sobre o assunto. Cerca de 120 exames são enviados por mês para Pelotas.

A associação pediu que os prefeitos levem para o encontro o maior número possível de informações sobre os exames de pré-câncer encaminhados pelos municípios. O pedido da reunião foi da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, que assumiu, interinamente, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, após colocar a secretária Ana Costa em férias.

A orientação para suspender o envio das lâminas para Pelotas, partiu da Coordenadoria Regional de Saúde que, até sexta-feira, define onde os exames poderão ser feitos.

Fonte: G!RS

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados