Museu de Ciências Naturais do Jardim Botânico celebra aniversário com programação especial – NoroesteOnline.com

Museu de Ciências Naturais do Jardim Botânico celebra aniversário com programação especial

5 de novembro de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Museu de Ciências Naturais (MCN), localizado no Jardim Botânico de Porto Alegre, comemora 64 anos nesta terça-feira (5/11) buscando popularizar o conhecimento científico e promover a consciência ecológica.

museu fachada jardim botânico
Museu que completa 64 anos nesta terça-feira, dia 5/11, busca popularizar o conhecimento científico – Foto: Divulgação / Sema

O museu abriga mais de 45 coleções da biodiversidade de ecossistemas terrestres e aquáticos nacionais e internacionais com ênfase no Rio Grande do Sul. A área física tem cerca de 3.000 m², incluindo laboratórios, gabinetes, salas de exposições e de coleções científicas, formando um acervo de mais de 455 mil exemplares de animais, plantas e fósseis.

Conforme o chefe da Divisão de Pesquisa e Manutenção de Coleções Científicas, Daniel Brambilla, o museu é um complemento à visitação do Jardim Botânico e recebe diariamente grupos de alunos de escolas públicas e privadas. Outro atrativo é o Serpentário, onde estão expostos exemplares vivos das principais espécies de cobras venenosas nativas do Estado, como cruzeira, jararaca, cascavel e coral.

Segundo Brambilla, o museu, administrado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), já passou por muitas mudanças e vive uma nova fase. “O museu preserva tudo o que foi construído ao longo desses 64 anos, olhando para frente com força para alcançar muito mais”, completa.

O MCN fica aberto ao público o ano todo e, neste mês de novembro, tem uma semana de programação especial, com ingresso solidário de 1 kg de alimento.

Programação:

– Dias 7 e 8/11, às 9h e às 14h – Visita às coleções científicas de aracnologia, entomologia e ictiologia. Atividade para escolas de Ensino Médio e grupos de adultos agendados.
– Dia 10/11, das 10h às 16h – Ciência na Praça, na área do estacionamento do Jardim Botânico. Atividade aberta ao público.
– Dia 10/11, às 11h e às 14h30 – Extração de veneno no Serpentário. Atividade aberta ao público.

Serviço 

A visitação à sala de exposições ocorre de terça a domingo, das 8h às 17h. O horário de funcionamento do Serpentário é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

O Museu de Ciências Naturais fica na rua Salvador França, 1.427, em Porto Alegre. O estacionamento custa R$ 11 nos fins de semana e os ingressos, R$ 6 por pessoa.

Outras informações pelo telefone (51) 3320-2027.

Outros projetos do museu: 

– Ciência na Praça
Projeto que visa divulgar o trabalho de pesquisa realizado no MCN. Durante a atividade, pesquisadores de diversas áreas do conhecimento biológico mostram ao público a biodiversidade existente no Rio Grande do Sul, passando informações sobre a flora e a fauna nativa do Estado.

–  O Museu vai à escola
Atividade que estimula o interesse da comunidade escolar pelos temas da biodiversidade. O objetivo do projeto, através do contato informal com as peças do acervo, é despertar o senso crítico do público para as questões ambientais.

Processo Seletivo EaD Unijuí

28 de janeiro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content