O que significam os símbolos do PlayStation? - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

O que significam os símbolos do PlayStation?

13 de agosto de 2022

Quase todo gamer conhece os famosos símbolos da PlayStation, certo? Estamos falando dos clássicos triângulo, círculo (ou bola), X (ou cruz) e quadrado, que rapidamente se tornaram símbolo do console. Mas você sabia que eles têm significados por trás?

Pode parecer brincadeira, mas tem um porquê desses símbolos geométricos terem sido escolhidos para estampar os controles da Sony. Quem disse isso foi o próprio designer do hardware da PlayStation, Teiyu Goto, em entrevista à revista Famitsu em 2010. Foi ele quem convenceu a Sony a adotar os símbolos em vez dos tradicionais A, B, X e Y.

“Queríamos algo simples de lembrar, e foi por isso que optamos por símbolos ou ícones. Tive imediatamente a ideia da combinação triângulo-círculo-X-quadrado. Dei a cada símbolo um significado e cor,” disse Goto na época.

O triângulo faz alusão ao ponto de vista e a direção de onde queremos chegar. O quadrado representa um pedaço de papel, e simboliza os menus e documentos. Já o círculo e o X representam as decisões, o “sim” ou o “não” — é por isso que as cores deles são vermelho e azul, que são contrastantes entre si.

É interessante notar que, no Oriente, o círculo representava o “sim” e o X representava o “não”. Porém, no Ocidente, muitos jogos inverteram as funções desses botões.

PlayStation 5, lançado em 2020, trouxe uma nova mudança aos símbolos: eles perderam o aspecto colorido e ganharam um visual monocromático na cor cinza. Isso, porém, foi uma mudança puramente estética; ou seja, não afeta em nada o conceito por trás deles. Não ficaríamos surpresos se as cores voltassem em uma nova edição do controle, por exemplo.

 

Fonte: Terra

Pós-Graduação Unijuí – Para quem reinventa o amanhã

29 de março de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados