Panambi está com risco médio para a Dengue - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Panambi está com risco médio para a Dengue

26 de outubro de 2022

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por intermédio do Setor de Vigilância Ambiental, realizou o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti – LIRAa, durante os dias 17 a 19 de outubro de 2022.

O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, conseqüentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), apresentam médio risco para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, os municípios que têm índice entre 1,0 e 3,9. Abaixo de 0,9 é considerado como de baixo risco e a partir de 3,9 como sendo de alto risco.

A conclusão do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), identificou que o município de Panambi está em situação de médio risco com relação à transmissão de doenças causadas pelo mosquito. O levantamento apontou que a nossa cidade apresentou um índice geral de 1,3, portanto, de médio risco.

Diante do resultado do LIRAa, a SMS alerta para a necessidade de adoção de medidas que eliminem focos do mosquito causador da dengue, para isso os trabalhos serão intensificados como os mutirões de recolhimento de materiais inservíveis que podem acumular água. No entanto, a colaboração da comunidade é imprescindível e essencial para que a prevenção ao combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela seja eficaz.

É importante destacar que este resultado é inferior ao levantamento anterior de maio/22, quando o risco era alto de 6%, porém, toda a comunidade deve estar engajada com o intuito de auxiliar na conscientização, bem como na eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O Secretário Municipal de Saúde Romário Heitor Malheiros e a servidora Carla Regina Schimuneck, pedem a colaboração da comunidade no que tange a disponibilizar o acesso as residências por parte dos Agentes de Combate as Endemias (ACE’s), pois todos estão devidamente uniformizados, em caso de dúvida solicitar a matrícula do agente para comprovar o seu vínculo com o Poder Executivo Municipal, podendo ligar para os fones 3376 9140 / 3375 6424 / 3375 6204.

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados