Panambi: Terceirização da Usina de Triagem de Lixo - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Panambi: Terceirização da Usina de Triagem de Lixo

6 de abril de 2021

 

✅ Já está em prática a terceirização da triagem dos resíduos sólidos urbanos, a triagem do lixo, como é conhecida a separação e reciclagem do lixo proveniente da coleta realizada diariamente no município de Panambi.

📄 A Administração Municipal realizou licitação para contratar empresa prestadora de serviço, que a partir do mês de março passou a fazer a triagem do lixo doméstico gerado pelos panambieses, incluindo a adequação da usina de reciclagem existente.

📍 A usina de reciclagem, localizada em Rincão Frente, está sendo equipada com novas máquinas, sendo adequada e passa a ser administrada por uma empresa terceirizada. A partir do contrato, a empresa Panambi Ambiental fica responsável pela correta destinação e segregação do material.

♻️ Considerando a lei federal nº 12.305/10, um dos compromissos da empresa é aumentar a reciclagem e reutilização do lixo e a redução de resíduos destinados ao aterro sanitário.

👉🏻 A empresa fará a triagem e arcará com os custos totais de funcionários para atividade de separação e equipamentos necessários para a seleção. Deverá separar a quantidade de recicláveis em um percentual mínimo de 30% dos resíduos coletados.

👍🏻 Panambi já contava com a etapa do recolhimento de lixo terceirizada, inclusive com a instalação de contêineres, uma inovação implantada em nosso munícipio. Havia sido feita a terceirização de destino final e manutenção do aterro sanitário e, agora, a etapa da triagem também passa a ser realizada por empresa contratada.

🗣️ “Teremos mais quantidade de lixo triado e reciclado, consequentemente, menos agressão acontecendo ao meio ambiente. Esse é o nosso objetivo completando o ciclo, que é o processo desde o lixo que sai da sua casa até chegar em sua destinação final. Com isso, o meio ambiente será menos afetado e fará com que nós cumpramos ainda mais nosso objetivo como gestores públicos”, disse o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental, Rafael Jacques de Oliveira.

➡️ Além da Usina de Triagem de Resíduos Sólidos, Panambi conta com o Ecoponto, destinado para o descarte de lixo eletroeletrônico, bem como móveis e demais utensílios que não podem ser classificados como lixo doméstico orgânico ou reciclável, de onde eles são destinados ao local adequado. O Ecoponto está localizado na antiga metalúrgica Faulhaber, rua Hermann Faulhaber, n° 292, Centro de Panambi.

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados