Parceria entre Emater/RS-Ascar e JBS/Seara destaca organização da propriedade rural - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Parceria entre Emater/RS-Ascar e JBS/Seara destaca organização da propriedade rural

22 de setembro de 2022

O Projeto Regional Jardins do Norte Gaúcho, desenvolvido pela Emater/RS-Ascar na região administrativa de Frederico Westphalen, foi criado no intuito de promover a melhoria e embelezamento das propriedades rurais, através de práticas de paisagismo, jardinagem, organização de arredores e saneamento básico ambiental. O trabalho já estimulou a melhora da propriedade de centenas de famílias da região, além de espaços públicos, trevos de acesso e sedes de comunidades, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida das famílias.

Pensando em expandir essa ação para outras famílias, uma parceria entre Emater/RS-Ascar e JBS/Seara, unidade de Seberi, está sendo realizada com famílias integradas à empresa, no tema organização da propriedade rural e paisagismo, visando à qualidade de vida das famílias, com ambientes acolhedores, saudáveis e ambientalmente adequados.

“A habitação, elemento tão importante quanto a alimentação e no mesmo nível do vestuário, faz parte de um conjunto de necessidades do ser humano. A casa tem como função servir de abrigo, proporcionar segurança e conforto. Além disso, ela inclui o seu entorno, o ambiente natural que a envolve, a vegetação, os mananciais, as espécies animais presentes. Passa a ser um espaço social importante que proporciona a convivência da família e estabelece uma relação de intimidade e respeito entre as pessoas e a natureza. Foi com o intuito de intervir nesse pensar coletivo da região que o projeto Jardins do Norte Gaúcho foi criado”, declarou a extensionista rural e coordenadora regional da área social da Emater/RS-Ascar, Dulcenéia Haas Wommer.

Segundo ela, essa ação em parceria entre Emater/RS-Ascar e JBS/Seara visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente, organizando e planejando junto às famílias rurais ações ligadas à organização de arredores. “É também uma forma de conscientizar as famílias rurais integradas para a importância da melhoria de arredores das propriedades, incentivando a valorização do ambiente em que vivem”, completou a extensionista.

O projeto envolve 22 participantes de famílias que trabalham na atividade da Suinocultura, integradas à JBS Seara (unidade de Seberi), mais extensionistas de campo da empresa, que estão participando de capacitações em quatro módulos de oito horas, totalizando 32 horas de formação na área. A analista agropecuária, Dagmar Lilian De Moura, e o gerente agropecuário da unidade de Três Passos e Seberi, Wagner Rugeri, são os responsáveis da JBS/Seara que estão acompanhando essa ação de parceria. As capacitações são ministradas pelos extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, que também fazem o acompanhamento nas propriedades, juntamente com os profissionais de campo da empresa.
Nesta quinta-feira (15/09), foi realizado o segundo módulo de capacitação do projeto, com atividade teórica realizada na sede da JBS/Seara em Seberi e uma prática realizada na propriedade da agricultora Natalina Propodolski. O agricultor Taciano Ascoli, do município de Liberato Salzano, participante do projeto, reconheceu a importância dessa ação e os benefícios do projeto. “Está sendo muito bom. Desde o primeiro encontro, já vemos que dá pra melhorar muito na propriedade, já nos deu motivação. Percebemos que podemos melhorar muito e aprendemos muito com essa oportunidade”, afirmou.

“Com esse trabalho, estimulamos às famílias a voltarem o olhar para o seu local, a reconhecerem e valorizarem o seu lugar de moradia, as riquezas e belezas do meio rural onde vivem. Propomos com isso que eles olhem para sua propriedade, para o seu município, e transformem esse local em um lugar melhor para se viver, vivendo com orgulho e satisfação. Precisamos parar de achar bonito outras regiões e fazer a mudança em nosso próprio ambiente”, finalizou a extensionista da Emater/RS-Ascar.

Pós-Graduação Unijuí – Para quem reinventa o amanhã

29 de março de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados