Em Bozano, foram realizados na sexta, 23, o Terceiro Seminário Regional e o Segundo Seminário Municipal de Plantas Bioativas e Homeopatia. Os eventos foram promovidos pelo Grupo de Plantas Bioativas, em atividade no município há nove anos.
“Temos uma política nacional que incentiva muito este trabalho. É através do interesse do município que este trabalho que a Emater faz, juntamente com grupos de agricultores, de mulheres, enfim, com pessoas que se dedicam que a gente consegue ter êxito e avanços”, disse a gerente técnica adjunta, Luana Machado.
Fez parte da programação dos seminários, uma palestra sobre a Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Rio Grande do Sul, com o coordenador regional da Política Intersetorial e Fitoterápicos da 5ª Coordenadoria de Saúde da região Macrosserra, João Gauer Júnior, membro do Comitê Gestor da Política Intersetorial das Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Rio Grande do Sul. Também palestraram pesquisadores e professores da Unijuí, Christiane Colet, Cristiano Baioto e Greissi Franke.
Depois do seminário, na parte da tarde, ocorreram seis oficinas sobre os seguintes assuntos: óleos essenciais, plantas aromáticas, homeopatia, relação das abelhas sem ferrão na polinização das plantas bioativas e o cultivo de plantas medicinais no município de Bozano.
O Terceiro Seminário Regional e o Segundo Seminário Municipal de Plantas Bioativas e Homeopatia, contou com o apoio da Prefeitura de Bozano, Emater/RS-Ascar, Pastoral da Saúde de Bozano, Sicredi, Ceriluz, Unijuí e C-Vale.