População reclama a falta locais públicos para lazer em Ijuí – NoroesteOnline.com

População reclama a falta locais públicos para lazer em Ijuí

7 de janeiro de 2019
Compartilhar
  • 143
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    143
    Shares

Ijuí tem 80 mil habitantes fixos, a maioria destes vivem na cidade. A população urbana é de 72 mil habitantes, porém, para a maioria, falta opções de lazer na cidade, principalmente locais públicos.

Das praças da cidade, somente duas são frequentadas pela população com mias assiduidade. A Praça da República no centro, onde as pessoas costumam utilizar aos finais de semana e a noite para se encontrar com amigos e tomar chimarrão e a Praça dos Imigrantes, onde os encontros ocorrem durante o dia, já que a noite o local não apresenta muita segurança. As demais praças, como a do Modelo, São José e Storch, são frequentadas por poucas pessoas, principalmente aqueles que são moradores das proximidades.

Por outro lado, o campus da Unijuí recebe muitas pessoas aos finais de semana, no entanto, o local é privado.

Realmente há pouca opção de lazer em locais públicos em Ijuí, principalmente para o público adulto. De acordo com Marco Mello, não há locais em Ijuí para a prática de caminhadas por exemplo. “Quem quer caminhar ao final da tarde tem que fazer na rua, nas calçadas, não há um espaço específico para isso por exemplo. Muitas pessoas vão ao poliesportivo, mas é uma única opção e fora do centro da cidade”, comenta.

O ciclista Rafael dos Santos, reclama da falta de ciclovias na cidade. “Há alguns anos apresentaram um amplo projeto de ciclovias, passando por diversas vias, inclusive na BR, fizeram duas, somente, apenas em uma zona da cidade, e uma delas ainda está bloqueada com obras. Praticar um esporte em Ijuí realmente é perigoso, para pedalar tem que ir em meio ao trânsito e nem sempre o motorista respeita o cilista”, reclama.

O Parque Popular da Pedreira, que teve a obra iniciada em 2011 ainda não foi concluído. No projeto há inúmeras áreas de lazer que poderiam ser utilizados pela população, mas por enquanto, onde haveria lagos, quiosques e campos de futebol,. há somente mato.

A Estação de Cultura, inciada há mais de 2 anos, que prevê áreas com bancos, sombras, estrutura para alimentação e outras atrações ainda permanece em obras e de acordo com a prefeitura, este ano poderá ser concluída.

Na imagem acima, projeto de como deve ficar o Lago da Pedreira, após conclusão das obras.

 

Plano de Desenvolvimento Institucional Unijuí

30 de junho de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content