O prefeito Valdir Heck recebeu na manhã de hoje a Chefe Municipal do Escritório local da Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) e Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar), Roseli Helena Noronha Aenlhe Corrêa, e equipe. Na ocasião, trataram sobre o trabalho desenvolvido no decorrer de 2019 e perspectivas para o próximo ano e, também, fizeram a entrega de um exemplar do relatório anual das atividades desenvolvidas no campo da assistência técnica e também da extensão rural.

No documento com mais de 30 páginas estão reunidos dados com os quantitativos de projetos encaminhados e recursos vindos para o município, assim como informações institucionais com os objetivos da Emater/Ascar e as diretrizes que norteiam sua política de atuação. Entre os destaques, está o trabalho desenvolvido junto às agroindústrias. Atualmente são 24 indústrias cadastradas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), sendo 19 com inclusão no programa que possibilita a comercialização de acordo com a legislação vigente, envolvendo 68 famílias, e encaminhamento de dois projetos de crédito.
Ainda em relação à obtenção de créditos, segundo Roseli Corrêa, houve o encaminhamento de 213 propostas para custeio e investimentos para 134 agricultores, o que significa um incremento de R$ 7.131.769,87 na economia do município. “Totalizamos mais de 3 mil atendimentos no ano, sendo que 944 das 1.244 famílias atendidas foram sem repetição, ou seja, um único encaminhamento, enquanto as demais tiver dois ou mais atendimentos”, explica.
O prefeito Valdir Heck destacou a importância do trabalho realizado pela Emater junto à agricultura familiar do município. “Essa é uma das muitas parcerias que temos de suma importância para o desenvolvimento da economia do primeiro setor. O município sozinho não teria como dar conta de tudo e não teria esse importante alcance socioeconômico que a Emater/Ascar nos proporciona”, pontua.