Na manhã desta terça-feira, 10, o prefeito Valdir Heck realizou em seu gabinete reunião com representantes das entidades do meio rural para debater sobre os problemas gerados pela escassez de água no município. Conforme o chefe do Executivo “ precisamos analisar juntos estratégias para auxiliar o homem do campo que enfrenta diversas consequências com a falta de umidade no solo”, destacou. Durante o encontro, o técnico em agropecuária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), Jaime Porazzi, explanou sobre o programa Mais Verde Mais Vida, que visa à preservação da mata nativa em áreas rurais.
Na ocasião, o gestor municipal destacou a necessidade de preservação das vertentes, já que mais de cinquenta poços artesianos já foram abertos, somente neste ano, mas devido à ausência de chuvas é cada vez maior a demanda por novos poços. O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Valdir Zardin, aproveitou o momento para externar a situação crítica que alguns produtores do ramo leiteiro estão enfrentando devido à estiagem. Em razão da complexidade da pauta, os presentes solicitaram uma maior parceria entre as entidades a fim de viabilizar encaminhamentos efetivos já que há tempos os produtores rurais sofrem pela escassez de chuva.
Para isso, o prefeito Valdir Heck solicitou nova reunião, no final do mês de novembro, também com a presença de representantes da Ceriluz, Unijuí e outras secretarias municipais, com o objetivo de elaborar um plano de enfrentamento à estiagem.
Estiveram presentes, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, João Vitor Buratti, gerente regional da Emater/RS-Ascar, Carlos Alberto Turra, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Carlos Karlinski e engenheiro agrônomo da secretária de Desenvolvimento Rural, Tomás Galvão De Bem.