A Prefeitura de Panambi e a Associação de Saúde Mental de Panambi -ASSAMPA, assinaram termo de fomento para repasse de R$ 17.000,00 de recursos municipais à ASSAMPA.
A ASSAMPA é uma entidade social sem fins lucrativos e de utilidade pública (Lei Mun.5003/20), buscando promover a autonomia e o protagonismo de usuários(as), familiares, profissionais, amigos, estudantes e apoiadores da causa da Saúde Mental, do cuidado em liberdade e com dignidade, da reinserção social e profissional e da conscientização como ferramenta de desconstrução de estigmas e discriminações em relação às pessoas vivendo com adoecimento psíquico e emocional.
No dia 30 de setembro estará realizando um evento regional denominado “Fazendo Juntos o Setembro Amarelo”. O evento gratuito será realizado no anfiteatro do SESI, a partir das 8h, e falará sobre prevenção, sobre o trabalho do Centro de Valorização da Vida e contará com apresentações artísticas.
O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos, morrem mais pessoas como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.
As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil).
Mundialmente, a taxa de suicídio está diminuindo, também como resultado de campanhas como a do Setembro Amarelo.