Presa quadrilha que vendia carne de cavalo para lancherias em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha – NoroesteOnline.com

Presa quadrilha que vendia carne de cavalo para lancherias em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha

18 de novembro de 2021
Compartilhar

O MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul), por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) – Segurança Alimentar, deflagrou nesta quinta-feira (18), em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, a Operação Hipo para desarticular uma quadrilha que vendia carne de cavalo para lancherias.

Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão. Seis pessoas foram presas. Segundo o MP-RS, o grupo investigado abastecia estabelecimentos da cidade com grandes quantidades de carne (em forma de hambúrgueres e bifes) provenientes do abate clandestino de equinos, suspeita que foi confirmada por meio da realização de perícias em duas hamburguerias, em cujos lanches foi encontrada presença de DNA de cavalo. Também eram misturadas carnes de peru e suíno.

“Eram distribuídos em torno de 800 quilos semanais”, revelou o coordenador do Gaeco, promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho. Conforme o Ministério Público, a quadrilha não possui autorização para o abate e comercialização de nenhum tipo de carne.

Assim, as atividades de abate, beneficiamento, armazenamento e venda vinham ocorrendo sem qualquer fiscalização, o que é essencial para prevenir que carnes sem inspeção de fiscais médicos veterinários sejam consumidas pelas pessoas.

Profissional do Futuro Unijuí

3 de julho de 2026
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Acessar o conteúdo