Primeira Visita Orientada chama a atenção de crianças para a importância de preservar o patrimônio histórico de Cruz Alta - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Primeira Visita Orientada chama a atenção de crianças para a importância de preservar o patrimônio histórico de Cruz Alta

26 de janeiro de 2021

Dentro das comemorações dos 200 anos de Cruz Alta, a Prefeitura Municipal elaborou o projeto “Visita Orientada” para que as crianças possam conhecer o prédio da administração e um pouco da história de Cruz Alta com encenações de personagens históricos. O primeiro encontro foi realizado no último sábado (23), em uma edição piloto.

Ao abrir as portas do Museu Histórico, os visitantes foram recebidos por um mordomo (na época chamado de lacaio) e também pela filha do General Firmino de Paula e Silva, Lídia de Paula. As crianças puderam observar importantes peças, como uma lança usada pelo Coronel Vidal José do Pilar, na Guerra dos Farrapos (1835-1845). Ficaram pertinho de uma lança de choupa para bandeira, usada na Guerra da Tríplice Aliança (1865-1870) pertencente a Jango Vidal.

Já no segundo piso do Palácio da Intendência, as crianças foram surpreendidas pelo General Firmino de Paula e Silva que “assinava importantes documentos”.  Passaram pelo Salão Nobre, onde estão expostas todas as fotografias dos intendentes e prefeitos de Cruz Alta, desde 1892  e seguiram para o gabinete da Prefeita.

O roteiro encerrou com um passeio ao chafariz da praça, onde as crianças puderam alimentar os peixes, com a orientação do funcionário responsável pelo local.

A Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto acompanhou as crianças e comentou sobre o projeto. “Muitas crianças me pediram para conhecer a prefeitura durante a campanha, mas mais que conhecer, pensamos em algo que pudesse colaborar, culturalmente para elas, e fazer parte das comemorações dos 200 anos. Fizemos essa primeira experiência e aprovamos, pelo menos uma vez por mês, vamos realizar essa visita orientada para diferentes grupos de crianças”.

O Produtor Artístico e Cultural da Prefeitura, Cléber Lorenzoni, falou que a atividade também é uma forma de aproximação com a comunidade. “Neste momento em que nossa cidade vive os 200 anos, poder unir as  artes e abrilhantar de todas as ações de comemoração, é uma maneira de integração com a comunidade principalmente como nos grandes centros. Colocar artistas interpretando personagens dentro dos museus e fazer uma volta ao tempo, torna muito mais lúdica e viva a interação desses espaços que muitas vezes são considerados velharias ou coisas ultrapassadas, mas na verdade o passado e o presente devem caminhar junto para não cometermos erros no futuro.

Lucas Machado de 13 anos não conhecia internamente a prefeitura, ele disse que foi uma experiência muito importante. “Eu achei uma experiência única, pois não conhecia a prefeitura e nem sabia que tinha museu dentro do prédio. Gostei de conhecer um pouco mais da história da minha amada cidade, foi uma ideia incrível”.

Maria Eduarda, 11 anos, quer pesquisar mais sobre a história e política. “Gostei tanto que quero participar mais vezes”.

No encerramento do passeio as crianças ganharam coffe break com produtos de empresas de Cruz Alta: Neliva e CCGL.

 

 Inscrições:

As crianças que quiserem participar do projeto “VISITA ORIENTADA” podem entrar em contato com a Prefeitura Municipal através do telefone 3321 1300, setor de Comunicação. Não há limite de idade.

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados