Produção industrial registra queda de 4,5% em 2020 - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Produção industrial registra queda de 4,5% em 2020

2 de fevereiro de 2021

A produção industrial brasileira encerrou 2020 com um tombo de 4,5%, segundo dados divulgados nesta terça-feira (02) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse foi o segundo ano de recuo da indústria nacional e o pior resultado desde 2016.

A queda acumulada no ano ocorreu apesar de a produção industrial ter registrado, em dezembro, o oitavo mês seguido de alta. “É claro que há uma melhora da produção industrial, mas ainda há muito espaço para ela crescer e não é em função das perdas provocadas pela pandemia, inclusive, porque este é o segundo ano seguido de queda”, enfatizou o gerente da pesquisa, André Macedo.

De acordo com o IBGE, as quatro grandes categorias econômicas da indústria tiveram resultados negativos: bens duráveis (-19,8%), bens de capital (-9,8%), bens de consumo (-8,9%) e bens intermediários (-1,1%).

A queda de bens duráveis foi puxada, segundo o IBGE, pela fabricação de automóveis, que recuou 34,6% no ano. Considerando o segmento de veículos automotores, reboques e carrocerias, a queda foi de 28,1%.

Na passagem de novembro para dezembro, a produção industrial avançou 0,9%, completando oito meses seguidos de alta. Neste período, o setor acumulou ganhos de 41,8%, eliminando completamente a perda acumulada de 27,1% nos meses de março e abril, auge da crise provocada pela pandemia do coronavírus.

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados