Professor da Unijuí realizou palestra sobre eficiência leiteira em Santa Catarina – NoroesteOnline.com

Professor da Unijuí realizou palestra sobre eficiência leiteira em Santa Catarina

1 de setembro de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O IV Fórum Oeste Catarinense do Leite (Focaleite) foi organizado pelas regionais da Epagri e ocorreu no mês de julho, em São Miguel do Oeste, Santa Catarina. O evento reuniu profissionais, produtores rurais e lideranças, que teve como principal objetivo melhorar a cadeia do leite na região oeste daquele estado.

O foco foi “as pessoas e a gestão da atividade leiteira”. Quatro palestras abordando os seguintes temas foram realizadas: “a juventude rural e a pecuária leiteira – permanência, sucessão e qualidade de vida”; “índices zootécnicos e econômicos na atividade leiteira”; “importância da gestão técnico-econômica na evolução de propriedades leiteiras – exemplos de sucesso em SC” e “o uso dos indicadores mensais como ferramenta para alavancar a qualidade do leite na propriedade”.

A palestra “Índices Zootécnicos e Econômicos na atividade leiteira”, foi ministra pelo professor do DEAg e coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Plantas, Emerson André Pereira. O professor abordou as principais formas de diagnosticar a situação técnica e econômica da propriedade rural, para posteriormente obter maior eficiência do sistema de produção. Informações como produção em litros de leite/ha/ano, conversão alimentar, qualidade da alimentação e custos com a atividade, foram alguns dos pontos discutidos. Além destes, o professor Emerson apresentou dados das pesquisas realizadas na universidade, bem como resultados do projeto de extensão, que promovem ações de assistência técnica de professores e estudantes dos cursos da Agronomia e Medicina Veterinária da Unijuí. Neste projeto são beneficiados produtores de leite da região noroeste do Rio Grande do Sul, via projeto “Unijuí na Rede Leite”. Ressaltou, ainda, que cuidados básicos no manejo das pastagens e sanidades dos animais, podem proporcionais mudanças fantásticas na parte reprodutiva dos animais e principalmente da renda dos produtores.

Vestibular de Verão UNIJUÍ 2020

30 de setembro de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content