O setor de Desenvolvimento Humano e Educação continuada multidisciplinar do Hospital de Caridade de Ijuí capacitou os profissionais da Associação Hospitalar Beneficente Ajuricaba, abrangência da 17ª Coordenadoria Regional da Saúde.
O hospital se habilita junto ao Sistema Único de Saúde – SUS, para ser uma referência nos cuidados prolongados que destinam-se a pacientes em situação clínica estável, que necessitam de reabilitação ou adaptação a sequelas decorrentes de processo clínico, cirúrgico ou traumatológico.
“O objetivo é oferecer melhores condições para recuperação de pacientes de longa permanência e, ao mesmo tempo, liberar leitos de internação em hospitais gerais, como o HCI”, explica a secretária municipal de saúde Tarciana Moraski.
A preparação das equipes multidisciplinares do hospital de Ajuricaba, faz parte do Plano de Educação Permanente em Saúde, de acordo com a organização dos Cuidados Prolongados. Conforme explica a enfermeira da educação continuada do HCI Simone Mertins, a parte teórica com as equipes multidisciplinares encerrou na sexta-feira e nesta semana as equipes de enfermagem fazem o treinamento prático.
“Estamos com um trabalho muito bem elaborado que envolve médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico e terapeuta ocupacional. É um processo que visa dar melhor cuidado aos pacientes de longa permanência e Ajuricaba se credencia neste sentido”, disse Simone Mertins.