Programa de Melhoramento Genético de Plantas é lançado na ExpoIjuí – NoroesteOnline.com

Programa de Melhoramento Genético de Plantas é lançado na ExpoIjuí

12 de outubro de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Nesta sexta-feira, primeiro dia de ExpoIjuí/Fenadi 2019, a Unijuí, por meio do Departamento de Estudos Agrários, realizou o lançamento do “Programa de Melhoramento Genético de Plantas”. O evento, realizado na Casa do Produtor, no Parque de Exposições Wanderley Burmann, contou com a presença do Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, do chefe do DEAG, Osorio Lucchese, do Vice-Prefeito, Valdir Zardin e dos representantes das empresas que já aderiram ao Programa, além de estudantes e professores vinculados ao Departamento.

Na oportunidade, também ocorreu a assinatura de empresas que vão integrar as atividades do Programa, sendo elas: Agrosul Comércio de sementes forrageiras, Lopes Sementes, Kernel Sementes, Agropohl soluções em armazenagem, Nativa distribuidora de produtos agropecuários, Comércio e Representações Agrícolas Relva, Itaipu Sementes, Cerealista Amigos da Terra, além de Manfred Kudiess e Ruben Kudiess (Produtores Agrícolas) e Marcelo Chiapeta (Produtor Agrícola). A empresa Dubai alimentos também é parceira do Programa.

Trata-se de um programa que propõe a empresas das áreas de sementes, indústrias de leite e carne e cooperativas do agronegócio um acordo de Cooperação Técnica-Científica que tem por objetivo a obtenção de novas cultivares para o melhoramento genético de forrageiras e cobertura de solo. No mês de agosto o Programa foi apresentado às empresas parceiras.

Segundo o coordenador, professor Dr. Emerson Pereira, que fez a apresentação do Programa durante o evento, essa iniciativa contempla um anseio de profissionais, empresas, governo federal e produtores rurais. “O programa visa desenvolver cultivares com maior desempenho e alta eficiência dos recursos naturais, como água e nutrientes. É um projeto a longo prazo, na qual quero impactar a cadeia de sementes, bem como a economia da região e também de algumas partes do mundo, já que iremos trabalhar com espécies para exportação. A eficiência na produção de carne, leite e grãos, com cultivares e manejos das pastagens e da lavoura, irá proporcionará maior rentabilidade aos setores envolvidos”.

As atividades de pesquisa de melhoramento genético de plantas serão executadas num período de dez anos e abrangem as espécies de Aveia Preta (Avena strigosa), Aveia Branca (Avena sativa), Aveia Amarela (Avena bysantina), Teosinto (Zea mays L. mexicana) e espécies do gênero Paspalum.

O Programa de Melhoramento Genético de Plantas é coordenado pelo professor Dr. Emerson Pereira, do Departamento de Estudos Agrários. As empresas e/ou produtores rurais interessados em participar poderão contatar com a Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) da Unijuí pelo telefone (55) 3332 0368.

Seminário Forrageiras

Durante o lançamento, também foi realizado o tradicional Seminário de Forrageiras, evento que acontece há algumas edições na ExpoIjuí. Neste ano foram realizados duas palestras: “Planejamento Alimentar para Bovinos”, com Edvin Bernich, engenheiro agrônomo da Emater e “Desafios para produzir uma silagem de qualidade”, realizada por Felipe Bogo, da Sultech Agro.

Veja mais fotos clicando AQUI

Vestibular de Verão UNIJUÍ 2020

30 de setembro de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content