Programa de Melhoramento Genético proporciona aos estudantes crescimento científico e tecnológico - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Programa de Melhoramento Genético proporciona aos estudantes crescimento científico e tecnológico

30 de setembro de 2021

O Programa de Melhoramento Genético da Unijuí teve início em 2019, através de um trabalho conjunto entre professores, sendo constituído pelo Comitê Científico, através do professor José Antonio Gonzalez da Silva e os professores pesquisadores Ivan Ricardo Carvalho e Emerson André Pereira. O Programa visa, além da criação de cultivares, preparar os estudantes para diversas áreas,  proporcionando o crescimento científico e tecnológico.

As pesquisas colaboram com o dia a dia do produtor rural, onde o programa preza pelo desenvolvimento e ajuste de manejos, minimizando custos e compartilhando conhecimento, através dos canais de comunicação, com temas relevantes que contribuem com o produtor e a indústria na tomada de decisão do setor do agronegócio. Além disso, para fomentar a pesquisa, o Programa tem parcerias com empresas, com o intuito de desenvolver estudos assertivos de cunhos social, agrícola e econômico.
“Trazemos elementos de melhoria das técnicas de manejos, processos de maior cuidado do solo, água, ar e alimentos, redução do uso de agrotóxicos, segurança alimentar, geração e transformação de novos produtos e possibilidade de estudos aprofundados nas cadeias de produção, buscando melhoria de eficiência e novas perspectivas. São vários projetos em diferentes linhas, que vão desde ações sociais, técnicas, econômicas e ambientais. Destaca-se ainda a busca mais constante desta relação Universidade com a comunidade, tendo como exemplos os grandes dias de campo como o Dia de Campo da Aveia, Dia de Campo da Linhaça, Dia de Campo das Forrageiras, etc”, salienta o professor José González.

O Programa é dividido em duas linhas de pesquisa:  Melhoramento Genético de Plantas no Desenvolvimento de Genótipos mais Resilientes com Produtividade e Qualidade de Grãos Ajustados a Manejos mais Sustentáveis; e Melhoramento Genético de Plantas Forrageiras e Cobertura de Solo para Maior Sustentabilidade.

A linha de pesquisa de Melhoramento Genético de Plantas Forrageiras e Cobertura de Solo para Maior Sustentabilidade, coordenada pelo professor Emerson Pereira, trabalha com forrageiras, aveias, aveia branca, preta e amarela, teosinto  e espécies do gênero paspalum. “Nosso foco é sempre produzir maior quantidade de forragem com qualidade para alimentar melhor os animais e convertê-los no maior desempenho de produção de carne e de leite. Além de manter sempre o solo coberto, visto que o solo é de grande importância para os sistemas de produção”, comenta o pesquisador.

Já a linha de pesquisa de Melhoramento Genético de Grãos é coordenada pelo professor Ivan e busca pesquisar o perfil metabólico da aveia branca, compostos antioxidantes, compostos antifúngicos, antibacterianos e polifenóis. Em relação à soja, é feita a seleção de linhagens nutracêuticas, alto teor de proteína e ou óleo, produtividade e resiliência tanto para sistema convencional como orgânicos. Assim como o posicionamento de cultivares da linhaça, visa a obtenção de cultivares, linhagens, seleção e boas práticas de aveia branca, linhaça e soja.

“O programa de melhoramento contribui diretamente com o crescimento acadêmico, científico, e cria novas perspectivas aos estudantes, onde buscam o máximo aperfeiçoamento de técnicas e saberes voltados não somente ao agro, mas também à vida e ao cotidiano. Buscamos aproveitar ao máximo o potencial de cada estudante para que ele se identifique com a proposta de melhorarmos a região e o Brasil. Assim ele tem o sentimento de pertencimento e acaba, consequentemente, crescendo”, salienta o professor Ivan Ricardo Carvalho.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados