Projeto visa revitalizar antigo Parque Natural de Cruz Alta
Um projeto será elaborado pela Administração para revitalizar o antigo Parque Municipal São Judas Tadeu. Na última semana, a Prefeita Municipal Paula Rubin Facco Librelotto e o Coordenador de Meio Ambiente Carlos Gutierrez estiveram no local. Lixos, galhos e resíduos de gramas são atirados constantemente na área. De acordo com Gutierrez já está sendo feita uma limpeza e aterramento do terreno e a ideia é transformar o antigo parque em uma Agrofloresta. “Temos um amplo espaço que já iniciamos a recuperação e vamos reflorestar para que seja usado para educação ambiental das escolas de Cruz Alta, visitação, e também a construção de hortas comunitárias para que o espaço seja melhor utilizado pela população”.
A Prefeita Dra. Paula afirmou que a situação de abandono do antigo parque é grave, pois o acúmulo de lixo por parte de populares é crescente e por ser uma área pública está sujeita a multa pelos órgãos ambientais. “Essa área é pública e antigamente era um parque natural que hoje está completamente abandonado e virou depósito de lixo, inclusive com passível de multa, pois os órgãos ambientais estão fiscalizando há anos o município por ter permitido esse abandono. Nosso objetivo com o projeto de revitalização e recuperação é despertar a consciência ambiental, para pensarmos na cidade voltada para sustentabilidade, para que as famílias possam vir para plantar arvores, hortas comunitárias, temos que pensar em fazer isso para que as crianças possam desenvolver essas habilidades desde cedo. ”
Ainda de acordo com Carlos a proposta também é criar um eco ponto com trituração de resquícios de galhos para que os moradores possam utilizar a lenha para consumo e compostagem. “Na Parada Benito pretendemos instalar o recebimento de produtos de galhos e folhas, produtos arbóreos da cidade, no qual será aberto valas e enterrado. Posteriormente colocaremos o triturador, para que esses galhos possam ser triturados e que virem compostagem, produto de adubação e também futuramente fazer um ecoponto”, concluiu.