Reunião discute possibilidade de indução de chuva de forma artificial na região Noroeste - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Reunião discute possibilidade de indução de chuva de forma artificial na região Noroeste

18 de janeiro de 2022

Na segunda-feira, aconteceu uma reunião no gabinete do prefeito Andrei Cossetin, onde foi abordado a organização de uma frente regional sobre a utilização de equipamentos que poderiam auxiliar, de forma artificial. à indução de chuvas, ou para potencializar as chuvas, tendo em vista a forte estiagem que assola a região sul do Brasil e em especial o Noroeste Gaúcho, uma das regiões mais prejudicadas com o clima.

O vereador Ricardo Adamy – MDB, que esteve presente na reunião lembrou que no passado já foi realizado tal experimento. A indução de chuvas de modo artificial é utilizado em diferentes países, principalmente em épocas como a que se enfrenta agora. Na região, algo parecido já foi realizado há quase 10 anos.

No ano passado, um projeto parecido foi desenvolvido em Mendoza, Argentina, onde foi desenvolvido o projeto em função da grande área agrícola de produção de uvas naquela região.

“Deverá ser criado uma associação de forma permanente, para quando houver esse tipo de situação, já se tenha essa organização. Ela poderá ser formada por participação da sociedade e setor público (Prefeituras e Câmaras de Vereadores) e talvez se construa um consórcio para gestionar as ações”, explicou Adamy.

 

 

Pós-Graduação Unijuí – Para quem reinventa o amanhã

29 de março de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados