RS assume posição de destaque com eleição do MDB nacional – NoroesteOnline.com

RS assume posição de destaque com eleição do MDB nacional

6 de outubro de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Com o slogan Renovação Democrática, o MDB confirmou neste domingo, 6 de outubro, durante Convenção Nacional, em Brasília, o nome do deputado federal Baleia Rossi (SP) para o comando do partido. A convenção registrou 209 delegados, que contabilizaram 319 votos. Destes, 311 aprovaram a chapa de consenso “Renovação Democrática”. A eleição emedebista foi prestigiada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do DEM, e pelo comandante do PSDB nacional, deputado federal Bruno Araújo.

Baleia Rossi, o mais jovem emedebista a comandar a sigla, iniciou o seu discurso enaltecendo a trajetória do MDB na luta pela liberdade. Agradeceu o apoio da família e a confiança da legenda. Disse que aquele momento era o mais importante de sua vida pública. “É uma grande responsabilidade comandar o maior partido do Brasil, e aceito essa missão com humildade”, disse o novo presidente. Falou também dos desafios: “Precisamos nos reinventar, encarar os nossos erros e fazer diferente. Mas temos que reconhecer que temos uma história maravilhosa”, argumentou Baleia.

Ele relembrou que além da luta pela democracia, o MDB contribuiu para conquistas importantes, entre elas o controle da inflação, a aprovação do Plano Real, o lançamento do Bolsa Família e, no Governo Temer, a recuperação da credibilidade do País internacionalmente e a estabilidade da economia.

Ao final, conclamou a força coletiva para reconstrução do Brasil. “Ninguém fará nada sozinho, não há salvador da pátria. Vamos precisar de todos vocês”, convocou Baleia. Ainda fez referência ao aniversário de 103 anos de Ulysses Guimarães, completados nesta data. “Ulysses é uma inspiração para todos nós, emedebistas”, finalizou.

Gaúchos na executiva

A seção do Rio Grande do Sul, maior colégio eleitoral da convenção – com 25 delegados e 41 votos –, tem três nomes na nova Executiva. Além do deputado Gabriel Souza como 1º secretário, que terá função estratégica na condução política da legenda, ainda foram indicados o ministro da Cidadania Osmar Terra, como vogal, e a 1ª suplente na Assembleia Legislativa, Patrícia Alba, na posição de 14ª suplente. Patrícia, além de primeira-dama de Gravataí, cidade da região Metropolitana de Porto Alegre, também é presidente do MDB Mulher-RS. Joel Maraschin representa os vereadores na suplência do novo Conselho Fiscal. Dos 119 integrantes do novo Diretório Nacional, 12 são gaúchos. Entre eles está Norton Soares, presidente da Juventude do MDB-RS e vereador de Restinga Sêca. Essa é a primeira vez na história que um integrante do núcleo assume posição na direção partidária.

Proximidade com a base

Defensor de um MDB mais próximo da base – que registra 2,3 milhões de filiados em todo o país –, Gabriel Souza acredita que o novo comando eleito neste domingo representa “a possível oxigenação necessária” para que o partido volte a dialogar com a sociedade. Ele cita que as nove primeiras posições da nova Executiva, responsável por liderar o discurso e atuação partidária, tem 100% de mudança. “Os cargos de presidente, dos três vices, dos três secretários e dos dois tesoureiros foram totalmente renovados, além de ser uma direção jovem”, sustenta o deputado, que também é secretário-geral do MDB gaúcho.

Para o parlamentar, a participação dos gaúchos na executiva será a garantia para que o Rio Grande do Sul ocupe o seu espaço e influencie positivamente nas decisões. Dentre os pontos defendidos pelo RS e que já recebeu aval para ser incorporado às novas ações está a reaproximação da cúpula com a base.

Posição de Centro

De imediato, o deputado Gabriel assumirá a missão de conduzir a mobilização e a preparação dos candidatos para as eleições municipais, especialmente nos maiores colégios eleitorais de todo o país. Inspirado no projeto “Agenda 2020”, da Fundação Ulysses Guimarães do RS, o objetivo é orientar a organização e o planejamento dos diretórios estaduais e municipais, bem como ofertar cursos de formação com enfoque em marketing e comunicação para os potenciais candidatos às próximas eleições. “O MDB precisa atualizar o seu programa para atender a voz das ruas e ocupar o espaço de Centro na política nacional”, defendeu o deputado ao lembrar que a última atualização programática do partido ocorreu em 1996.

Na mesma linha discursou o presidente do MDB-RS, deputado Alceu Moreira: “Chega de radicalismo. Um partido com a nossa história é capaz de exercer o papel que a política brasileira precisa: a construção de consensos”.

Ainda se pronunciaram na convenção os deputados estaduais Edson Brum e Sebastião Melo e, o federal, Darcísio Perondi. Todos defenderam mudança de atitude para que o partido se reencontre com sua história. O ministro da Cidadania, Osmar Terra, e o deputado federal Márcio Biolchi também marcaram presença.

PERFIS

Baleia Rossi – presidente

Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi, 47 anos, advogado e empresário, é natural de São Paulo capital, mas construiu sua trajetória familiar e política na cidade de Ribeirão Preto, onde foi três vezes vereador e secretário municipal de Esportes. Também foi três vezes deputado estadual por São Paulo e exerce o terceiro mandato de deputado federal. Atualmente é o líder do MDB na Câmara dos Deputados e presidente estadual do MDB paulista.

Gabriel Souza – 1º secretário

Gabriel Vieira de Souza, 35 anos, natural de Tramandaí, Litoral Norte do Rio Grande do Sul, está em seu segundo na Assembleia Legislativa. Em sua primeira legislatura, foi líder da bancada e do Governo Sartori. É médico veterinário, especialista em Gestão Pública e mestrando em Direito Empresarial e Cidadania pela Unicuritiba/PR. Iniciou a sua vida política ainda na adolescência como presidente da Juventude do MDB de Tramandaí, cidade que foi secretário do Planejamento. Presidiu a JMDB-RS e o núcleo nacional. Também foi membro do Conselho Nacional da Juventude e coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Juventude da Presidência da República.

Nova Executiva

Presidente: BALEIA ROSSI (SP)
1º Vice-Presidente: CONFUCIO MOURA (RO)
2º Vice-Presidente: CARLOS CHIODINI (SC)
3º Vice-Presidente: DANIEL VILELA (GO)
Secretário-Geral: NEWTON CARDOSO JÚNIOR (MG)
1º Secretário: GABRIEL SOUZA (RS)
2º Secretário: WASHINGTON REIS (RJ)
Tesoureiro: MARCELO CASTRO (PI)
Tesoureiro Adjunto: RAUL HENRI (PE)

Vestibular de Verão UNIJUÍ 2020

30 de setembro de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content