Samu de Panambi comemora 11 anos de atuação – NoroesteOnline.com

Samu de Panambi comemora 11 anos de atuação

30 de setembro de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A implantação do SAMU em Panambi iniciou no dia 24 de julho de 2008 com o recebimento da primeira ambulância, para prestar atendimento à população do nosso município e dos municípios vizinhos. Para que o serviço pudesse ser efetivamente implantado no município, foram enviados profissionais, dentre eles técnicos de enfermagem e motoristas, para capacitação realizada pela Central Estadual de Regulação no município de Santa Rosa, onde demais bases da região também participaram.
Após todos os trâmites legais, no mês de setembro de 2009, iniciou-se o atendimento à população. O primeiro registro de atendimento: ocorreu no dia 14 de setembro de 2009 à 01h53min, se tratava de uma vítima de parada cardiorrespiratória, no bairro Erica. Conforme dados passados pela Regulação Estadual do SAMU, nos primeiros quatro meses de funcionamento (setembro a dezembro de 2009), o SAMU Panambi realizou 143 atendimentos. No ano seguinte, em 2010, esse número aumentou para 479 atendimentos. O ano em que o serviço foi mais utilizado foi em 2017, prestando 771 atendimentos.
Em seus primeiros 11 anos, o SAMU Panambi realizou 6.352 atendimentos. Só neste ano, até o mês de agosto já foram realizados 597 atendimentos, com uma média de 74,6 atendimentos por mês, sendo na maioria atendimentos clínicos. A primeira ambulância, como já mencionado, chegou ao município no ano de 2008, tratava-se de uma ambulância IVECO modelo Daily, que se encontra fora de operação há pouco mais de um ano. Após longo período de tentativas de renovação da frota, em dezembro de 2014, recebemos uma nova viatura, uma ambulância FIAT modelo Ducato, que iniciou as operações em janeiro de 2015 e encontra-se ativa até o presente momento como reserva técnica, possibilitando que o serviço permaneça ativo sempre. Felizmente, recebemos em 22 de agosto de 2019 uma ambulância Mercedes-Benz modelo Sprinter que passou a ser o veículo principal para atendimentos.
Desde sua implantação, o SAMU Panambi atua com funcionários públicos municipais. Atualmente, a equipe é formada por uma Enfermeira Responsável Técnica, quatro Técnicos de Enfermagem e quatro Condutores de Veículos de Urgência.
Nos últimos 4 anos, foi investido na organização do serviço para manter a qualidade dos atendimentos à população. Nesse período foram adquiridos materiais e equipamentos importantes para o trabalho da equipe, bem como, foram realizadas algumas capacitações externas dos profissionais, que além disso, realizam mensalmente capacitações internas.
No mês de junho deste ano a base do Samu foi instalada junto ao prédio da UPA, no bairro Arco Iris, com uma adequada garagem para as ambulâncias, aguardando a construção da nova base, que tem previsão de ser construída em 2021. Nesses 11 anos de caminhada é possível perceber o quanto a equipe do SAMU Panambi cresceu em termos de organização, serviço, equipe e qualificação profissional. Para os próximos anos, fica o desafio de que a equipe possa estar cada vez mais qualificada e próxima à comunidade. E que a parcela da população que ainda desconhece esse serviço, ou a sua forma de acionamento através do número 192, perceba a sua importância e o utilize cada vez mais e de forma correta.

EaD UNIJUÍ – 100% a distância

12 de maio de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content