Santa Rosa recebe primeiro sistema de iluminação pública inteligente – NoroesteOnline.com

Santa Rosa recebe primeiro sistema de iluminação pública inteligente

5 de setembro de 2018
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Quatro meses após a formalização da parceria entre o município de Santa Rosa e o Smart City Innovation Center PUCRS Huawei, será iniciado o desenvolvimento do primeiro sistema de iluminação pública inteligente na cidade gaúcha. O local escolhido para receber a tecnologia é o Parque Tape Porã.

 

As atividades de desenvolvimento e teste dos equipamentos e sistemas são realizadas por meio de cooperação entre o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e da Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA). A expectativa é de que o sistema esteja 100% em funcionamento até o final do ano.

 

De acordo com Fabiano Hessel, coordenador do Smart City Innovation Center PUCRS Huawei, Santa Rosa será transformada em um laboratório vivo para a experimentação do sistema. Ele explica que a tecnologia propiciará uma economia da utilização de energia elétrica, além de permitir um melhor gerenciamento sobre os ativos da cidade.

 

Para o Secretário de Desenvolvimento Sustentável de Santa Rosa, Artur Lorentz, esse é um importante passo para colocar o município no mapa da inovação. “O objetivo do Governo Municipal é criar um ambiente de inovação, transformando Santa Rosa em uma cidade inteligente, conectada ao conceito de Smart Cities.

 

Articulador da parceria, o ex-ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, comenta que a extensão do trabalho realizado pelo Tecnopuc com apoio da Fema será salutar para a região. Segundo ele, em Santa Rosa há grandes fábricas de máquinas agrícolas com tecnologia embarcada, uma expressiva produção de alimentos, o maior abatedor de suínos do RS fica na região, e grandes negócios vinculados ao agronegócio, que também precisa de desenvolvimento tecnológico. “Tenho a convicção absoluta de que a partir dessa parceria com a Huawei haverá um incremento à formação de pesquisadores, cientistas e de jovens santa-rosenses, que trará um grande impulso e um atrativo para o desenvolvimento regional”, diz Terra. Ele comenta que Santa Rosa fica a 500 km da capital e precisa “criar centros de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para ser uma região que se desenvolve e atraie mais investimentos”, completa.

 

Sobre o Smart City Innovation Center Huawei PUCRS

 

O Centro auxilia as cidades e as indústrias a entenderem os desafios relacionados aos projetos de Cidades Inteligentes e Internet das Coisas ​​e a propor soluções possíveis e viáveis de serem implementadas. Isso ocorre por meio de apoio na identificação do time-to-market: as prioridades, o modelo de negócio a ser aplicado e como gerar valor e informação. Com isso, é possível entregar dispositivos que facilitem a vida das pessoas em plataformas de comunicação confiáveis e acessíveis, permitindo integrar diferentes atores.

 

 

 

Sobre a Huawei

 

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação. Dedicada à inovação centrada no cliente e com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 180 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende a mais de um terço da população mundial. No país há 18 anos, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.

Vestibular de Inverno 2019 Unijuí

20 de maio de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content