Santo Ângelo: Governo inaugura modernização da unidade de saúde do Bairro Nova – NoroesteOnline.com

Santo Ângelo: Governo inaugura modernização da unidade de saúde do Bairro Nova

14 de maio de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Estratégia de Saúde modernizada e ampliada atende cerca de oito mil pessoas. Conquistas colocam Santo Ângelo como um dos melhores prestadores de serviços em saúde

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, 13, mais uma obra que consolida os avanços na área da saúde protagonizada pelo Governo Municipal, com mais profissionais à disposição e qualidade no acolhimento à população que busca as unidades de saúde para o atendimento primário. Em cerimônia realizada no Bairro Nova foram inauguradas as obras de modernização da Estratégia de Saúde da Família (ESF), investimentos de R$ 130.554,67.

O ESF ganhou acessibilidade, ambiência modernizada, ampliação da sala de recepção, adequação dos sanitários, piso, cobertura, substituição das aberturas, pintura e melhoria nas redes elétrica e hidráulica, e novas salas para atendimento dos profissionais lotados na unidade.

O prefeito Jacques Barbosa e o secretário municipal da Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, destacaram a equipe multiprofissional que atua no ESF oito horas diárias, disponibilizando as comunidades dois médicos, um dentista, uma enfermeira, duas técnicas em enfermagem, uma auxiliar de saúde bucal e cinco agentes comunitárias de saúde, com cobertura nos bairros Nova, João Goulart, Colmeia, Santa Clara, Vera Cruz, Aguiar, Sagrada Família e Radins, envolvendo em torno de dez mil moradores.

“Estamos oferecendo uma ampla estrutura de atendimento em saúde cada vez mais próxima da população. Esta é uma unidade completa com atendimento da gestante ao idoso”, declarou Cavalheiro ao elencar os serviços prestados pela ESF: acompanhamento da gestante e do bebê, consultas médicas, consultas de enfermagem, curativos, dispensação de medicamentos básicos, distribuição de preservativos e contraceptivos, grupos de educação em saúde, vacinação, nebulização, planejamento familiar, testes rápidos e atendimento odontológico.

O presidente do Núcleo Comunitário que congrega os bairros Nova, Radins e Piratini, João Pedro Martins, agradeceu o engajamento do Governo Municipal e da Câmara de Vereadores em defesa dos pleitos das comunidades que ele representa.

INVESTIMENTOS DO GOVERNO

O prefeito Jacques, em sua manifestação, ressaltou o compromisso do Governo Municipal de investir com prioridade na saúde pública oferecendo unidades modernas e com profissionais à disposição da população. “Investimos na modernização das Estratégias de Saúde da Família dos bairros São Carlos, Rogowski, Subuski e Nova, e também para a manutenção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em funcionamento. O município tem sido parceiro das grandes conquistas na área da saúde com o Hospital Santo Ângelo, que recentemente inaugurou 58 novos leitos e a Unidade de Atendimento Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). São avanços que colocam Santo Ângelo entre os melhores prestadores de serviços na área da saúde para a sua população”, avaliou.

O chefe do Executivo anunciou que a partir da agora irá elaborar projetos para captar recursos e investir na modernização do Pronto Atendimento Dr. Ernesto Nascimento Sobrinho, na Rua 22 de Março. Sobre a UPA, Jacques e Cavalheiro informaram que continuam as tratativas junto ao Ministério da Saúde para habilitar o atendimento 24 horas.

O deputado estadual Eduardo Loureiro esteve presente no evento, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e destacou que a qualidade do atendimento na saúde, começa na rede de atenção básica. Lembrou o parlamentar que a unidade do Bairro Nova foi construída e instalada em 2011, durante seu mandado como prefeito de Santo Ângelo, atendendo a um pleito dos moradores.

PRESENÇAS

Também prestigiaram os atos inaugurais, a primeira-dama Juliana Barbosa; o vice-prefeito Bruno Hesse; o presidente da Câmara de Vereadores, Dionísio Faganello; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nunes Haack; a representante da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Margarete Forlin; secretários municipais, vereadores, diretores de escolas públicas e representantes das comunidades com cobertura do ESF do Bairro Nova.

Vestibular de Inverno 2019 Unijuí

20 de maio de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content