Santo Ângelo projeta revitalização e preservação ferroviária – NoroesteOnline.com

Santo Ângelo projeta revitalização e preservação ferroviária

6 de novembro de 2018
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Na segunda-feira, 05, o prefeito Jacques Barbosa reuniu-se em seu gabinete, com a secretária de Cultura, Neusa Cavalheiro, o Procurador da República, Osmar Veronese, e representantes da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF, Claudio Hoppe, do setor de projetos específicos, e Marlon Ilg, vice-presidente da entidade. O encontro debateu o apoio da ABPF na implantação de projetos culturais alçados na preservação do sistema ferroviário da região, como o “Trem da História”.
O chefe do Executivo informou sobre a passagem de uma Maria Fumaça de Natal no município, de 4 a 6 de dezembro com atividades natalinas, oportunidade em que será entregue oficialmente uma locomotiva bitruca de manobra para a Capital das Missões, sendo utilizada no “Trem da História”. A parceria do Governo Municipal com a ABPF é um meio de facilitar a aprovação de projetos, com licenças junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “A associação pode nos dar o suporte na implantação do projeto, que pretende resgatar as essências missioneiras, organizando roteiros que sairão Santo Ângelo para as cidades de Catuípe e Ijuí”, sublinhou Jacques.
A realização de passeios periódicos de Maria Fumaça entre Santo Ângelo, Catuípe e Ijuí é viabilizada dentro do projeto “Trem da História”, com intuito de reviver as raízes santo-angelenses e missioneiras, assim, aproveitando a malha ferroviária existente como um atrativo histórico-cultural, realizando passeios de trem.
A iniciativa do Governo de Inovação com um trem, patrocinado pela empresa Rumo Logística para o Natal, vai estar na Antiga Estação Ferroviária de Santo Ângelo. “O projeto, financiado pela Lei Rouanet, passará por várias cidades, com o objetivo de cativar a comunidade a cultivar a história ferroviária, conquistando turistas e admiradores para a Região das Missões”, destacou a secretária Neusa.
Segundo Neusa, o projeto técnico para a reforma da Estação Ferroviária de Santo Ângelo já está estruturado e sua implantação sendo viabilizada. “Estamos avançando com a reforma, acertando parcerias com entidades e o Ministério Público Federal, para que utilizemos nosso acervo histórico-cultural na preservação e revitalização do sistema ferroviário”, enfatizou.
Os representantes da ABPF destacaram o potencial que Santo Ângelo para implantar o projeto de preservação cultural da linha férrea, bem como, a revitalização da área ferroviária. “É importante acentuar que devem ser tomadas as medidas necessárias para a implantação do projeto, tanto a viabilidade, como os custos e meios legais, com as informações históricas necessárias, assim, o acesso, a civilização e o conhecimento serão reconhecidos”, frisou Claudio Hoppe.

Vestibular de Verão 2019 UNIJUÍ

9 de outubro de 2018
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content