Santo Ângelo: “Uma noite no museu” recebe público expressivo – NoroesteOnline.com

Santo Ângelo: “Uma noite no museu” recebe público expressivo

19 de março de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A terceira edição do evento “Uma Noite no Museu”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Santo Ângelo, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente, recebeu mais de 300 pessoas na noite de quinta-feira, 14, no Museu Municipal José Olavo Machado, para homenagear Neiva Carrera Machado, a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores, sendo presidente do Legislativo e prefeita em Exercício, na década de 50.
O público, que ocupou completamente as dependências do museu, esteve representado por artistas locais, autoridades e estudantes do Instituto Estadual de Educação, Odão Felipe Pippi, e das escolas estaduais Onofre Pires, Dr. Augusto Nascimento e Silva e Presidente Getúlio Vargas. Na avaliação da secretária de Cultura, Neusa Cavalheiro, Uma Noite no Museu, é um evento inovador do Governo Municipal que encontrou respaldo na população e que chega a sua terceira edição com um público cada vez maior e mais interativo.
No acesso ao Museu, o grande público era recebido ao som do saxofone de Silas Menezes e com a alegria e intervenções circenses da Companhia Burzum. Já no interior do espaço, puderam apreciar a exposição “Mulheres de Santo Ângelo e seus afazeres”, que presta homenagem ás mulheres que fizeram e fazem a história da cidade ao longo dos 146 Anos de Emancipação Político-Administrativa.
A HOMENAGEADA
Na abertura oficial da programação, a secretária de Cultura destacou a participação efetiva das mulheres na história do município, destacando a trajetória de Neiva Carrera Machado, a homenageada desta terceira edição de “Uma Noite no Museu”, como a mulher que quebrou tabus na política, sendo a primeira vereadora eleita, primeira presidente da Câmara de Vereadores e prefeita em Exercício, na década de 50.
Em um esquete muito bem elaborado, a Companhia Teatral “Vida em Arte”, com direção de Luciano Rodrigues, texto de Priscila Cardoso e Luciano Rodrigues, e atuação de Lauren Grubert e Júlia Kofahl, contou a vida de Neiva Carrera Machado, eleita vereadora aos 30 anos, em novembro de 1951. Na época, a homenageada era reconhecida como uma mulher enérgica, dinâmica, persistente, solidária e considerada uma líder e representante de todas as mulheres santo-angelenses na política. Neiva faleceu em 1996, aos 74 anos.
A Noite no Museu encerrou com o show musical de Victor Fontana.

Foto: Fernando Gomes

Pós-Graduação Unijuí

3 de dezembro de 2018
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content